Confira os conteúdos que repercutiram no Finanças e Empreendedorismo em 2021

Neste ano, várias matérias do Finanças e Empreendedorismo se destacaram. Confira agora!

Entre os assuntos estão o metaverso, renda extra, Uber e dicas de economia!
Entre os assuntos estão o metaverso, renda extra, Uber e dicas de economia! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 14/12/2021 às 13:30
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Entra ano e sai ano, é sempre muito importante fazer aquela retrospectiva e recordar os assuntos que mais nos marcaram durante aquele período. E aqui no Finanças e Empreendedorismo não é diferente!

Vários assuntos financeiros e econômicos marcaram o ano de 2021. E, além disso, pudemos ajudar você a compreender um pouco melhor sobre o que de fato aconteceu. 

Ficou curioso para entender melhor os assuntos que mais fizeram sucesso aqui no Finanças e Empreendedorismo? Então continue a leitura!

Vamos resumir para você as matérias que mais fizeram sucesso por aqui. Quem sabe essa não é uma maneira de ajudar você a relembrar os acontecimentos de 2021.

1. As 10 criptomoedas mais promissoras para investir em 2021

Publicada em agosto, a matéria “As 10 criptomoedas mais promissoras para investir em 2021” recomendava aquelas que vinham demonstrando um bom desempenho durante o ano.

Entre elas, algumas continuam firmes e fortes na sua jornada por valorização. Veja agora por quais criptoativos esse ranking era composto!

  1. Bitcoin (BTC)
  2. Ethereum (ETH)
  3. Polkadot (DOT)
  4. Cardano (ADA)
  5. Binance Coin (BNB)
  6. Uniswap (UNI)
  7. PancakeSwap (CAKE)
  8. Theta (THETA)
  9. Avalanche (AVAX)
  10. Compound (COMP)

2. O que é melhor para poupar: fazer compras mensais ou semanais?

Outra matéria do Finanças e Empreendedorismo que fez muito sucesso foi essa! Com a alta no preço dos alimentos no supermercado, ficou cada vez mais forte o questionamento do que era melhor para o bolso.

Essa foi uma matéria que ajudou a explicar para muitos que o hábito de realizar compras mensais veio da época da hiperinflação e de que hoje não há a necessidade de fazer compras em apenas um dia.

3. Despesas mensais: conheça o método 50-15-35

Uma matéria de Finanças Pessoais aqui do FE que bateu recorde de audiência foi sobre esse método de controle de dinheiro. O método 50-15-35 delimita quanto da sua renda mensal deve ser gasta com cada item. 

Em resumo, o método pode ser dividido da seguinte maneira:

  • 50% para gastos essenciais;
  • 15% para prioridades financeiras;
  • 35% para estilo de vida.

4. Franquias Cacau Show

Conteúdos sobre empreendedorismo também fizeram muito sucesso por aqui, já que muitos ficaram interessados em saber o quanto custa abrir uma e qual o passo a passo para dar início a operação de uma delas.

Inclusive a Cacau Show possui um modelo de negócio que permite desde a abertura de pequenos quiosques até ser proprietário de grandes lojas da rede.

5. Como gerar renda extra sem sair de casa?

Neste ano, as pessoas também estiveram a par de oportunidades para gerar renda extra sem sair de casa. Por isso, trouxemos 5 tipos de renda extra que poderiam ajudar aqueles que precisavam complementar a renda. 

Entre as dicas, estavam as seguintes possibilidades:

  • torne-se um afiliado;
  • vendedor de infoprodutos;
  • freelancer;
  • ser professor de alguém;
  • empreendedor de pequeno negócio.

6. O que acontece com as dívidas após 5 anos?

Também em 2021, o Brasil bateu recordes de famílias endividadas. Por isso, outras pessoas passaram a buscar entender o que pode acontecer com as dívidas que não são pagas e por quanto tempo o seu nome pode ficar inadimplente. 

Vale lembrar que após os 5 anos a dívida continua existindo no seu CPF, ela só deixa de aparecer no seu score de crédito. Então, não deixe de aproveitar oportunidades para liquidar dívidas, dentro do que é possível na sua realidade, tudo bem?

7. O que compensa mais: andar de Uber ou ter um carro?

Em novembro, um novo debate voltou a entrar em pauta. Isso porque, com o serviço ruim prestado pela Uber, as pessoas voltaram a pensar em ter carro. No entanto, o preço alto de veículos também pesou no bolso de quem tinha interesse.

Nesse sentido, o assunto carro próprio x Uber deu o que falar. No final das contas, o resultado foi que o carro próprio só vale a pena para aqueles que dirigem pouco mais de 30 quilômetros por dia. Menos que isso, vale a pena continuar andando de Uber

8. Funcionamento da licença-maternidade para mulheres celetistas

Mais um assunto que mexeu com o público do Finanças e Empreendedorismo foi o funcionamento da licença-maternidade.

Muitas mulheres que optaram por ter filhos neste ano ficaram com dúvidas sobre o funcionamento da lei e o quanto isso interfere na sua rotina habitual de trabalho.

9. Franquias Havaianas

Outra franquia que despertou muito interesse entre aqueles que pensam em empreender foi Havaianas. Sucesso dentro e fora do Brasil, essa marca querida chamou a atenção pelos valores acessíveis. 

10. Criptomoedas do metaverso

Por último, mas não menos importante, o metaverso. Assunto que caiu na boca de todos após a mudança do Facebook, não se fala de outro assunto senão o metaverso. 

Aqui no Finanças e Empreendedorismo listamos todas aquelas que já apostam nessa tendência e que prometem se valorizar e muito no próximo ano!

Agora que você já sabe quais foram os assuntos que mais repercutiram no Finanças e Empreendedorismo, que tal continuar acompanhando nossas matérias?