Conheça os 5 idiomas mais estudados no Brasil

No mercado de trabalho, se destaca quem possui proficiência em língua estrangeira. Confira os 5 idiomas mais estudados no Brasil!

O inglês é a língua mais estudada em cerca de 120 países
O inglês é a língua mais estudada em cerca de 120 países - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 30/12/2021 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Anualmente, o aplicativo de idiomas Duolingo realiza o ranking “Language Report” para identificar entre seus alunos quais são os idiomas mais estudados e valorizados dentro de cada país. 

Aqui no Brasil, o aplicativo possui o seu segundo maior mercado, com cerca de 30 milhões de alunos que utilizam a plataforma para aprender idiomas estrangeiros. Ao todo, o app possui mais de 500 milhões de usuários globalmente.

De acordo com o relatório Language Report, o idioma mais estudado no Brasil ainda é o inglês. Mas isso é comum. No mesmo relatório, foi identificado que esse é um comportamento presente em outros 120 países que usam o app. 

O que surpreende mesmo é que o Brasil é o país que mais estuda inglês no mundo, segundo o Duolingo. E, conforme os dados da plataforma, 60% dos mais de 30 milhões de usuários locais escolheram aprender esta língua no app. Entre os motivos, o principal é o reforço escolar (32,7% das respostas), seguido por viagens (20%) e trabalho (15,8%).

Já as posições seguintes ficam com Espanhol, seguido por Francês, Italiano e Português. Segundo o relatório, a opção Português deve-se por conta do número de imigrantes morando em território brasileiro e por conta do número de turistas que visitaram o Brasil em 2021. 

Línguas em ascensão

Entre outras línguas que estão em ascensão e cresceram aqui no Brasil, estão a língua turca, que ficou em primeiro lugar. Em seguida, temos o japonês, chinês, coreano e árabe. 

Para o Duolingo, o primeiro lugar está relacionado à popularização da cultura turca no país, “provavelmente graças à grande popularidade das novelas e filmes”, segundo o relatório.

Já o segundo lugar, no caso a língua japonesa, ganhou destaque por conta das Olimpíadas de Tóquio. Além disso, os fãs de anime (desenho japonês) e o número de descendentes de japoneses que existem no Brasil contribuíram para que a língua fosse uma das que estão em ascensão no país.

Mesmo caindo algumas posições, a cultura pop coreana continua tendo forte presença no Brasil, especialmente com o sucesso de bandas de K-Pop, como o BTS.

Veja o ranking global de línguas mais estudadas:

Dentre as línguas mais estudadas no mundo, o Português figura no Top 10 do Duolingo. 

  1. Inglês
  2. Espanhol
  3. Francês
  4. Alemão
  5. Japonês
  6. Italiano
  7. Coreano
  8. Chinês
  9. Russo
  10. Português