Touro de Ouro: por qual motivo o animal foi o escolhido para ficar na sede da Bolsa?

Alvo de protestos na manhã de quarta-feira, o Touro de Ouro despertou curiosidade entre aqueles que não conhecem o seu simbolismo para os investidores.

O Touro de Ouro foi produzido pelo artista plástico Rafael Brancatelli
O Touro de Ouro foi produzido pelo artista plástico Rafael Brancatelli - Divulgação: B3

por Loyane Lapa
Publicado em 18/11/2021 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Na última terça-feira (16), foi inaugurada uma escultura em frente a Bolsa de Valores brasileira - B3 que despertou a atenção dos curiosos. Trata-se do já apelidado “Touro de Ouro”, uma escultura imponente de quase uma tonelada e 5 metros de altura que está agora na Rua Quinze de Novembro, no Centro da capital paulista.

O touro dourado é uma réplica do Touro de Wall Street, situado no coração financeiro de Nova York e que possui muito simbolismo para os investidores. Mas você sabe o motivo do touro ser tão adorado pelas bolsas de valores ao redor do mundo?

Touro de Frankfurt
Touro encarando o urso, na Bolsa de Frankfurt, Alemanha | Imagem: Shutterstock

Qual o significado do touro?

Dentro do mercado de ações, o touro é uma figura desejada. Isso porque, o touro (bull, no inglês) é utilizado como uma metáfora para a alta de papéis, já que um touro de verdade chifra seus oponentes de baixo para cima, simulando o movimento das ações.

Outro animal tradicional entre os investidores é o urso. Mas este é o mais temido! O medo do urso se deve ao fato de que ter um urso (em inglês, bear) significa que o mercado de ações está em baixa. A metáfora é aplicada justamente porque o urso ataca suas presas com as patas de cima para baixo, assim como ações em queda.

Por conta dessas metáforas, investidores brasileiros e estrangeiros comemoram os tempos de touro (bull market ou bullish) ou sofrem com os tempos de urso (bear market ou bearish).

Aqui no Brasil, viralizaram várias imagens de pessoas em “poses inusitadas” no Touro de Ouro. Mas saiba que essa é uma tradição fielmente seguida pelos investidores. Ao  tocar nas bolas do touro, você pode ser agraciado com muita sorte no mercado de ações!

Entre as esculturas de touros mais famosas estão a de Frankfurt, na Alemanha, e a de Wall Street, nos Estados Unidos. 

Touro de Wall Street
Touro de Wall Street, nos Estados Unidos | Imagem: Shutterstock

Protestos contra o Touro de Ouro:

Na mesma velocidade que o Touro de Ouro foi instalado na frente da B3, ele também foi alvo de protestos. Antes de completar 1 dia nas ruas, o touro amanheceu com um cartaz no estilo lambe-lambe  colado. No cartaz estava a palavra “FOME”.

Essa forma de protesto, organizada por movimentos estudantis e de trabalhadores, tem a ver com o simbolismo por trás do touro que, de acordo com a B3, “o novo ponto turístico simboliza o mercado financeiro e a força do povo brasileiro”.

Já para os movimentos Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade, que assumiram o ato no Touro de Ouro, “o que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho (...) Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto!”.