Covid-19: conheça ações de incentivo à vacinação lideradas por empresas privadas

Ações auxiliam por meio da produção, distribuição, informação ou transporte de profissionais e materiais

Iniciativas privadas em prol da vacinação da Covid-19
Iniciativas privadas em prol da vacinação da Covid-19 - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 18/08/2021 às 16:19
Atualizado às 16:19

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

O combate ao coronavírus e o incentivo à vacinação contra a doença são ações que fazem parte do dia a dia das pessoas de todo o mundo. De leste a oeste, do oriente ao ocidente, o mundo todo está lutando contra um inimigo em comum: a pandemia da Covid-19.

No Brasil, além das ações federais, estaduais e municipais, há também algumas ações de empresas privadas que vêm auxiliando na luta contra o coronavírus - seja por meio de incentivos à produção, à distribuição, à informação ou ao transporte de profissionais e materiais. Confira abaixo algumas dessas iniciativas:

Incentivo à produção

Em 2020, a Folha de S. Paulo anunciou que oito empresas brasileiras investiram R$100 milhões para a construção de um laboratório de controle de qualidade e adequação do parque fabril do instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, para a produção de vacinas contra a Covid-19.

Além da construção e melhoria deste espaço, parte do grupo, composto pela Ambev, Americanas, Itaú Unibanco (Todos pela Saúde), Instituto Votorantim, Fundação Lemann, Fundação Brava e Behring Family Foundation, também apoiou a construção de uma fábrica similar no Instituto Butantan, em São Paulo. 

Lembrando também que no início de 2021, a fabricante de bebidas Ambev converteu parte de uma de suas cervejarias, no interior do estado de São Paulo, em um espaço para fabricação e envasamento de oxigênio hospitalar. Os cilindros foram doados para os hospitais e unidades de tratamento do estado. 

Incentivo à distribuição 

O Expedia Group anunciou recentemente uma ação visando apoiar a campanha de vacinação mundial do UNICEF. A iniciativa é simples: a cada reserva feita pelos apps do Expedia Group, a empresa doará US$2 para ações da UNICEF ligadas à vacinação e combate da pandemia da Covid019. A empresa tem como expectativa a doação a partir de US$ 10 milhões.

"Apoiamos uma abordagem global e equitativa na distribuição de vacinas e não medimos esforços para ajudar a proteger as pessoas do mundo todo. Para nós, é um orgulho contribuir com o UNICEF com a que vai ser a maior e mais rápida distribuição global de vacinas da história. Espero que outras empresas, e todas as pessoas que possam ajudar, se juntem a nós para acelerar a distribuição das vacinas, combater a desigualdade mundial e iniciar um movimento que permita unir o mundo. Todos nós precisamos fazer a nossa parte para colocar o mundo ao alcance de todos", disse Peter Kern, vice-presidente do conselho e CEO do Expedia Group. 

O grupo inclui as marcas Expedia, Hoteis.com, Vrbo, Orbitz, Travelocity, Hotwire, ebookers e CheapTickets. 

Incentivo à informação

O app de relacionamento Tinder anunciou nas últimas semanas o lançamento da Central de Vacinação, uma atualização que estará disponível no aplicativo no Brasil. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (18) e trará aos membros do app fácil acesso a recursos educacionais sobre o tema, bem como informações sobre como e onde se vacinar.

Em parceria com o Unidos Pela Vacina e os governos estaduais de todo país, a Central de Vacinação do Tinder pretende apoiar e incentivar os membros do app a tomarem suas doses seguindo o cronograma de vacinação de seus estados.

Além dos recursos educacionais e informativos, o app disponibilizará stickers que os usuários poderão adicionar aos seus perfis com frases como: "Vacinas Salvam Vidas", "Dose 1 ok", "Vou Tomar a Vacina" e "Imunização".

"Trazer informação sobre a eficácia das vacinas é essencial para voltarmos a conviver socialmente de forma segura e o Tinder tem o orgulho de apoiar essa iniciativa tão importante. Esperamos que os stickers ajudem a deixar mais fácil e divertido para os membros do app compartilharem seu status de vacinação, para que sigam fazendo conexões significativas no Tinder”, disse Rodrigo Fontes, Diretor do Tinder no Brasil.

Incentivo ao transporte

Além da importância de se produzir as vacinas, é essencial que elas sejam transportadas com segurança e agilidade para todos os cantos do país, certo? Certo! Para ajudar nessa missão, a companhia aérea LATAM vem, desde o início da pandemia, abrindo espaço em suas aeronaves para ações ligadas ao transporte das vacinas e de profissionais de saúde por meio do programa Avião Solidário da LATAM.

De acordo com a empresa, mais de 60 milhões de doses de vacina já foram transportadas gratuitamente por meio do programa, além de testes rápidos, medicamentos, máscaras, entre outros itens. Especificamente para Manaus (AM), por exemplo, o Avião Solidário da LATAM transportou 69 toneladas de insumos médicos, cilindros de oxigênio e respiradores.

Além das vacinas e demais produtos ligados ao combate da pandemia da Covid-19, o programa também já transportou de forma gratuita mais de 1 mil profissionais de saúde para atender às urgências relacionadas ao coronavírus. 

Leia também