Como entrar no mundo dos investimentos ganhando pouco

Com muita disciplina e organização, investir fará parte da sua realidade

Investir ganhando pouco
Investir ganhando pouco - Shutterstock

por Redação FE
Publicado em 30/06/2021 às 17:44
Atualizado às 17:44

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que “investir é só para quem tem muito dinheiro”? Tido como verdade por muitas pessoas, esse pensamento acaba criando um obstáculo e até um medo em quem, apesar de ter poucos recursos, possui um imenso desejo de entrar no mundo dos investimentos. 

Para Guilherme Ammirabile, assessor de investimentos da iHUB, o acesso à informação é o melhor remédio para “curar” essa falsa ideia de que não é possível investir ganhando pouco. Por isso, confira abaixo algumas informações e dicas preciosas de Ammirabile para quem deseja iniciar a sua trajetória junto aos investimentos. 

Quanto preciso para começar a investir?

A partir de R$30,00 já é possível começar a aplicar o dinheiro no Tesouro Direto. Já no mercado de ações, os investidores podem comprar uma única ação ou investir em fundos, os quais possuem valor de entrada de R$100,00. 

Vale ressaltar que não existe idade mínima para quem deseja começar no mundo dos investimentos e, caso a pessoa seja menor de idade, basta que os pais ou responsáveis abram uma conta para ela. Atualmente, mais de 16 mil jovens de até 15 anos investem na bolsa, segundo informações da B3, a Bolsa do Brasil.

Como organizar as finanças para dar este passo?

Uma das possibilidades de organização financeira é dedicar 50% do seu salário para os gastos essenciais, como aluguel, alimentação e transporte; 30% para coisas consideradas “menos” essenciais, como roupas e lazer; e os 20% restantes irem direto para os investimentos, pensando na aposentadoria, por exemplo. 

Porém, caso não seja possível seguir essa divisão, não tem problema, pois o importante é ter disciplina e poupar o que for viável para a sua realidade. 

Onde investir?

O Tesouro Selic pode ser uma boa opção para quem está começando, pois se trata de um título público no qual a rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros, a taxa Selic, que atualmente está em 4,25% ao ano. Além disso, esse tipo de investimento têm um risco baixo e  alta liquidez, ou seja, se por algum motivo o investidor precisar sacar este dinheiro, conseguirá acessar o patrimônio. 

5 dicas práticas para quem deseja poupar

Não tem mistério: o segredo para uma vida financeira saudável é seguir algumas regrinhas e ter muita disciplina. Abaixo você confere as 5 dicas práticas que o assessor de investimentos Guilherme Ammirabile dá para aqueles que desejam começar a poupar dinheiro: 

1) Ao receber o salário, priorize quanto e com o que você poderá gastar;

2) Trace limites semanais. Essa é uma boa forma de respeitar o seu orçamento mensal;

3) Abra mão de gastos supérfluos;

4) Mantenha um equilíbrio entre gastar conscientemente e economizar;

5) Ter um momento de lazer é importante, por isso, nada de querer guardar todo o seu salário.

Com colaboração de: Agência Contatto

Leia também