Como remarcar a perícia do INSS pela internet?

Perdeu a perícia do INSS? Veja agora como é simples remarcar a sua avaliação médica!

A perícia do INSS pode ser marcada tanto pelo aplicativo, quanto pelo site
A perícia do INSS pode ser marcada tanto pelo aplicativo, quanto pelo site - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 09/11/2021 às 15:30
Atualizado às 15:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Após o anúncio de que o Instituto Nacional do Seguro Social vai uma espécie de “pente-fino” e cortar o benefício de milhares de brasileiros por não terem marcado a perícia médica, faz-se necessário lembrar que esse procedimento pode ser feito através da internet de maneira muito rápida e simples.

Por isso, se você é uma daquelas pessoas que precisam remarcar a perícia do INSS, mas não sabe como funciona, deixa a gente te ensinar. Confira agora como remarcar a sua perícia médica pelo aplicativo da Previdência Social.

Desde o início da pandemia, o procedimento de perícia médica passou a ser marcado exclusivamente por meios digitais, o que obrigou, de certo modo, que aposentados e pensionistas precisassem se adaptar ao uso de dispositivos móveis. 

O que é a perícia do INSS?

A perícia do INSS nada mais é do que uma avaliação de saúde realizada pela Previdência em segurados que recebem benefícios por incapacidade. Nesse sentido, a perícia médica serve como fim de comprovação de que uma pessoa possui uma condição que garante ou não por mais tempo o recebimento do benefício.

Normalmente, a perícia do INSS é realizada de forma presencial. Ou seja, o segurado precisa ir até o local de atendimento, passar por um médico que indicará a sua permanência ou corte de recebimento de benefícios do INSS. E, para agendar essa avaliação médica, é necessário agendá-la pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Tanto para marcar, quanto para remarcar a perícia exigem trâmites parecidos. Confira abaixo como fazer esse procedimento pelo seu celular.

Como remarcar a perícia do INSS? 

Por meio do aplicativo Meu INSS o segurado precisa:

  • Acesse o Meu INSS (pelo site ou aplicativo);
  • Em seguida, clique em “Agendar perícia”;
  • Escolha a opção “Remarcar perícia”.

Também é necessário enviar os laudos médicos pelo aplicativo antes de acontecer a perícia médica. Veja abaixo como isso acontece!

  • Acesse o aplicativo e clique em “Solicitações/agendamentos”;
  • Procurar por “Meus requerimentos”;
  • Clicar em “Detalhar atendimento à distância”;
  • Por fim, anexe o documento desejado.

O que precisa levar para a perícia do INSS?

Além de documentos pessoais, é imprescindível que o segurado tenha em mãos o laudo médico que comprove possuir tal condição. Após a avaliação e aprovação da concessão do benefício, é que o valor do abono caíra em sua conta. 

A perícia do INSS pode ser solicitada por variados motivos. Afinal, o procedimento serve tanto para aqueles que buscam a aposentadoria por incapacidade permanente, auxílio-doença, benefício de prestação continuada (BPC), entre outros. Mas todos eles possuem o mesmo intuito: comprovação médica.

Por fim, vale lembrar que o tempo de concessão e o valor do abono são determinados pelo próprio INSS e que tudo isso depende de qual benefício você será segurado.