Benefício bloqueado: INSS volta a cortar benefícios por falta de prova de vida

A medida foi anunciada pelo Governo e iniciará no mês de maio

Prova de vida volta a ser essencial para beneficiários no INSS
Prova de vida volta a ser essencial para beneficiários no INSS - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 13/05/2021 às 17:44
Atualizado às 17:44

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que irá retomar a rotina de bloqueio de pagamentos dos beneficiários residentes no Brasil que estão com a prova de vida em atraso. A medida foi publicada na tarde nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial da União.

A rotina de bloqueios terá início na competência do mês de maio e abrangerá, primeiramente, os cerca de 160 mil segurados que desde fevereiro de 2020 foram integrados ao processo de comprovação de vida por meio de biometria facial e mesmo assim não o realizaram. 

Todos os segurados devem realizar o procedimento o quanto antes, seja por meio remoto - através dos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br - ou de maneira presencial - nas instituições financeiras válidas.

Confira abaixo o cronograma de bloqueios publicado junto à medida:

Competência de vencimento da comprovação de vidaCompetência da retomada da rotina
Março e abril/2020Junho/2021
Maio e junho/2020Julho/2021
Julho e agosto/2020Agosto/2021
Setembro e outubro/2020Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021Novembro/2021
Março e abril/2021Dezembro/2021


Para os beneficiários que residem no exterior, o Governo informou em nota que divulgará um novo ato com orientações e prazos específicos.

Prova de vida digital

Ainda de acordo com a nota publicada pelo Governo, a prova de vida por biometria facial foi disponibilizada para cerca de 5,3 milhões de segurados, por meio do aplicativo Meu INSS e Meu gov.br.

Para saber mais detalhes sobre como realizar o procedimento de forma remota, acesse a página do INSS ou o canal do INSS no Youtube.

Para que serve a prova de vida do INSS?

A prova de vida tem a finalidade de comprovar que o beneficiário do INSS está vivo e, por isso, deve ser realizada anualmente pelos segurados. 

Por conta da pandemia, desde 2020 a prova de vida não vinha sendo exigida, contudo, de acordo com a nova medida, aqueles que não se regularizarem terão os seus benefícios bloqueados. 

Fonte: Governo Federal

Leia também