Aprenda a se inscrever no INSS em apenas 3 passos

Saiba quais são os tipos de inscrição e as formas de realizá-la

INSS
INSS - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 03/07/2021 às 13:00
Atualizado às 13:00

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Existem três letras que, quando juntas, recebem um novo significado no imaginário dos brasileiros. Estamos falando delas: INSS, sigla para Instituto Nacional do Seguro Social. 

São essas letras que controlam o acesso dos contribuintes inscritos no Instituto a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade e pensão por morte.

Confira abaixo mais informações sobre os tipos de inscrição no INSS e o passo a passo de como se inscrever. 

Quais são os tipos de inscrição?

As inscrições podem ser feitas em duas condições: filiado ou não-filiado. A opção de filiado é para quem deseja efetivamente contribuir para o INSS, seja de forma obrigatória ou por opção, ou seja, como contribuinte facultativo. A idade mínima é de 16 anos.

Já a inscrição na condição de não filiado é para aqueles com menos de 16 anos ou para quem precisa se inscrever na Previdência, sem necessariamente contribuir, como nos casos de beneficiários, tutores, curadores, entre outros.

Vale frisar que cidadãos que já possuam o número do Programa de Integração Social (PIS), do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ou o Número de Identificação Social (NIS) não precisam realizar a inscrição no INSS, basta usar esse número junto à Previdência Social. 

Inscreva-se em três passos

O cadastro no Instituto pode ser feito de três maneira: presencialmente, em uma agência da Previdência (verificar horários de atendimento na agência mais próxima de você); via aplicativo, por meio do app Meu INSS, disponível para Android e iOS; e via site, por meio do endereço: http://gov.br/meuinss

Confira abaixo o passo a passo para realizar a inscrição via site:

1) Acesse o site do Meu INSS e selecione a opção “Inscrever no INSS”;

2) Informe os dados necessários solicitados na tela e conclua seu pedido;

3) Ao concluir a solicitação, o seu número de inscrição no INSS será gerado. 

Importante: se a inscrição for para uma pessoa que não é contribuinte, como crianças ou representantes legais de outra pessoa, a solicitação de cadastro deve ser feita pelo telefone 135. As ligações a partir de telefones fixo e público são gratuitas e, a partir de celular, é cobrada a tarifa de uma ligação local.

Fonte: Governo do Brasil

Leia também