Qual a melhor maneira de quitar o IPVA?

O início do ano é o período para quitar o IPVA. Mas você sabe qual a melhor maneira de se livrar dessa dívida? Confira aqui!

Estados já se mobilizam para facilitar o pagamento do tributo no próximo ano
Estados já se mobilizam para facilitar o pagamento do tributo no próximo ano - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 18/12/2021 às 15:30
Atualizado às 15:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Janeiro já está quase aí e com ele, chegam os tributos estaduais. Além do IPTU, também é o momento de quitar o IPVA. Mas você sabe qual é a melhor maneira de se livrar dessa dívida? Pois é. Essa é a dúvida de muita gente também!

Com o aumento próximo dos 30% do IPVA, milhares de brasileiros já estão se organizando para quitar as contas e pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Por ser uma despesa de pagamento obrigatório, ele não pode ser deixado de lado, afinal, é uma conta como as outras. 

Nesse sentido, o jeito é ir preparando o bolso para essa despesa. Como o valor oficial do IPVA ainda não saiu, já é possível guardar dinheiro para o pagamento. O 13º salário, por exemplo, pode ser uma ótima reserva financeira para isso.

Outra boa maneira de quitar o IPVA sem se endividar é justamente optando pela possibilidade de parcelamento. Como o valor do tributo vai aumentar para o próximo ano, muitas autoridades já se movimentam para facilitar o pagamento.

O Estado de São Paulo ampliará o prazo de parcelamento, de três para cinco meses. Já o Rio Grande do Sul, parcelará o IPVA em até seis vezes. 

Mais uma facilidade oferecida para aqueles que pretendem quitar o IPVA em 2022 é aproveitando os incentivos oferecidos.  O Rio de Janeiro oferece desconto na alíquota para aqueles que utilizam o gás natural como combustível

O Rio Grande do Sul também vem oferecendo a possibilidade de desconto para aqueles que optarem pelo pagamento antecipado do imposto. Normalmente, o desconto oferecido para quem paga à vista é de 3%, mas o estado vem oferecendo até 10% de desconto para aqueles que quitarem o IPVA.

Por isso, a melhor maneira de realizar o pagamento do IPVA é justamente aquela que cabe dentro da sua realidade e, principalmente, do seu bolso.

Certamente é muito mais vantajoso pagar o IPVA à vista, por conta dos descontos oferecidos. Contudo, se essa é uma realidade que neste momento não se adequa ao seu bolso, a melhor opção é escolher aquela a qual você consegue arcar.

Pagar parcelado é muito melhor do que não pagar, então prefira a opção que seja a melhor para você, sem deixar sua vida financeira no prejuízo.

Com informações de Garagem 360.