IRPF 2021: recebeu carta da Receita Federal? Entenda por quê!

Projeto Cartas 2021 inicia nesta semana e enviará 550 mil cartas aos contribuintes

Receita Federal
Receita Federal - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 16/07/2021 às 10:35
Atualizado às 10:35

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

A Receita Federal (RF) iniciou nesta semana o Projeto Cartas 2021. Ao longo das próximas semanas, os contribuintes que estão com pendências ou erros em suas Declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2021 receberão um aviso com a solicitação da correção. A previsão é que 550 mil cartas sejam enviadas entre julho e agosto.

O Projeto é um aliado dos contribuintes, uma vez que dá a chance do cidadão regularizar a situação antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal por ter sua declaração retida em malha - ato que vem atrelado à autuação e cobrança de multas. 

Vale lembrar que a “declaração retida em malha” é aquela que apresenta pendência no extrato. Para o contribuinte verificar o estado da declaração que enviou em 2021, ele deve acessar a área ‘Meu Imposto de Renda’, disponível no Portal e-Cac. O contribuinte não precisa comparecer presencialmente nas unidades da Receita Federal para se regularizar, todo processo pode ser feito de maneira virtual.

“É importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi declarado. Além das pendências de malha, no menu ‘Meu Imposto de Renda’ é possível verificar informações sobre restituição, pagamentos de cotas, débitos em aberto e as informações de exercícios anteriores”, explica a nota publicada pelo Ministério da Economia. 

Confira abaixo o modelo de carta que será enviado pela Receita e fique atento a possíveis golpes!

Projeto Cartas 2021 / Crédito: Ministério da Economia
Crédito: Ministério da Economia / Governo Federal

Fonte: Ministério da Economia

Leia também