Errou? Saiba o que fazer para alterar a sua Declaração do IR 2021

Veja como realizar a Retificação da Declaração de Imposto de Renda

None
Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 19/04/2021 às 15:09
Atualizado às 15:09

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Em época de Declaração do IR 2021, é muito comum vermos os contribuintes correndo de um lado para o outro em busca de informes de pagamentos e de tutoriais de como realizar o envio da Declaração. Eita Declaração que dá trabalho, né?!

Apesar do corre corre, durante o processo a atenção é redobrada para que tudo ocorra perfeitamente, seguindo as orientações da Receita Federal. Contudo, é possível que, ao finalizar o processo de envio da Declaração do IR 2021, o contribuinte se lembre daquele comprovante de despesa médica que acabou ficando para trás e que seria muito importante ser incluído. E agora, o que fazer?

Bom, hoje o assunto é este: como realizar a Retificação da Declaração de Imposto de Renda.

Errei ou deixei de adicionar informações

Se a sua Declaração de Imposto de Renda foi enviada e apenas posteriormente você notou algum erro ou a ausência de alguma informação, a Receita Federal oferece três formas diferentes de enviar outra declaração com as informações corretas, a chamada Declaração Retificadora. 

Confira as opções:

1 - Pelo Programa IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) que usou para enviar a declaração original

Neste caso, você deve acessar o Programa (usar o programa do mesmo ano que você quer retificar), selecionar a declaração que você deseja retificar e no menu clicar em: Declaração > Retificar. 

Você deverá informar, obrigatoriamente, o número do recibo de entrega da declaração a ser retificada. 

2 - Pelo e-CAC, fazendo a retificação online

Realizando a retificação portal e-CAC, você poderá alterar apenas os campos que precisam ser corrigidos, uma vez que o sistema resgata os dados da última declaração entregue automaticamente.

Para realizar a retificação desse modo, acesse o portal e-CAC, clique no botão "+" da declaração que deseja retificar e clique em retificar declaração.

Importante: neste modo de retificação, você não poderá retificar informações de atividade rural e ganhos de capital que tenha importado de declarações auxiliares. Além disso, se você não usar certificado digital, também não poderá alterar as informações de Bens e Direitos e de Dívidas e Ônus Reais.

3 - Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celular e tablet

Prazo para retificações

Você pode realizar a retificação até o último dia do prazo de entrega, o que permite, ainda, a alteração do regime de tributação (desconto simplificado ou deduções legais).

Após esse prazo, porém, ainda há a possibilidade de retificação nos 5 anos seguintes, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada. A fiscalização começa a contar no momento que o contribuinte recebe uma intimação da Receita Federal.

Fonte: Secretaria da Receita Federal do Brasil

Leia também