Camex zera o Imposto de Importação de mais 65 produtos utilizados no enfrentamento da Covid-19

Medida é temporária e abrange medicamentos e equipamentos utilizados no tratamento dos pacientes

Imposto de Importação
Imposto de Importação - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 01/04/2021 às 10:24
Atualizado às 10:24

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia, por meio do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), zerou temporariamente o Imposto de Importação de mais de 65 produtos utilizados no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

A redução foi aprovada pelo Comitê após um pedido do próprio Ministério da Saúde e os 65 itens agora passam a integrar a lista de reduções tarifárias de que trata a Resolução Gecex nº 17, de 17 de março de 2020. 

Entre os produtos que tiveram o Imposto zerado, estão medicamentos para alívio de dor, sedação, intubação e respiração artificial, entre anestésicos, calmantes, analgésicos e antibióticos. 

A lista de equipamentos é também formada por itens considerados essenciais para o atual momento de enfrentamento à Covid-19, principalmente no que diz respeito ao fornecimento de oxigênio.

São eles: monitores para leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamentos para análise de gases respiratórios e central de monitoração para UTI adulto, além de carrocerias e caminhões-tanque para transporte de cargas perigosas, como oxigênio.

Fonte: Governo Federal

Leia também