Dicas para um empreendedorismo de sucesso com franquias

É empreendedor de franchising e está em busca de informações? Então confira 5 dicas para obter sucesso com franquias.

Para obter sucesso com franquias, é necessário conhecimento sobre negócios
Para obter sucesso com franquias, é necessário conhecimento sobre negócios - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 21/12/2021 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

As franquias costumam ser uma escolha muito acertada por empreendedores iniciantes. Isso porque, nada melhor do que começar a sua jornada no mundo dos negócios com o apoio e a expertise de quem entende sobre o assunto.

Mas, apesar do franqueado receber apoio da empresa, é fundamental que entenda bastante sobre o negócio e principalmente, desenvolva conhecimento para situações de dificuldade. Afinal, a experiência faz um empreendedor, não é verdade?

Por isso, confira algumas dicas fundamentais para garantir o seu sucesso com franquias. São 5 dicas importantes que valem outro. Conheça abaixo!

1. Utilize outras franquias como exemplo

Ser empreendedor de uma franquia A, não te impede de admirar a franquia B, certo? Pois é! Para obter sucesso com franquias, você pode se espelhar em outros negócios e conhecer seus cases de sucesso. Muitos empreendedores precisam “se virar” em períodos de crise, então nada melhor do que tirar um aprendizado dessas lições. 

Esses conhecimentos podem te ajudar em algum momento lá na frente, ou podem até servir como um incentivo para catapultar o seu negócio.

2. Esteja em constante atualização

O mundo está em constante transformação. Nesse sentido, nada melhor do que conhecer as novidades do mercado e o que elas podem agregar no seu sucesso com franquias. 

Além disso, o universo de franquias e franqueados possui cada vez mais eventos, portais e informações relevantes que podem te ajudar a melhorar cada vez mais o seu empreendimento. 

3. Faça networking com outros franqueados

Seguindo o mesmo raciocínio de estar em atualização, outro passo essencial para ter sucesso com franquias é justamente fazer o seu networking crescer. Networking nada mais do que ter contatos estratégicos para o seu negócio.

Por isso, ao frequentar esses ambientes de franquias, não se esqueça também de estabelecer contato com outros franqueados. Além disso, há também o LinkedIn. Quem sabe outras oportunidades não podem surgir nesse momento!

4. Aperfeiçoamento profissional

Muitos empreendedores ao investir em franquias ficam acomodados com o sucesso de seu empreendimento. No entanto, é muito importante que você, dono de seu próprio negócio, invista também em aperfeiçoamento profissional.

Cuidar de um negócio envolve muitos conhecimentos específicos em áreas como administração, economia, contabilidade e até mesmo o marketing. Isso não significa que você precise entrar em uma graduação, mas você pode investir em cursos de curta duração que te agreguem esses conhecimentos. Até porque, saber sobre esses assuntos fazem uma baita diferença no sucesso com franquias.

5. Saiba escolher muito bem a sua franquia

Várias pessoas agem com pressa e vão “com muita sede ao pote de ouro”. Sendo assim, esses empreendedores focam nos lucros de um negócio, sem se atentar a fatores muito importantes como adaptabilidade e estrutura do negócio.

Por fim, vale ressaltar que é muito importante estudar sobre um negócio, sobre o ponto comercial que ele ficará e principalmente sobre a região ao qual ele ficará instalado. Atentando a esses fatores, é possível ter sucesso com franquias.