Ranking de Reclamações do BC: qual banco ou financeira é pior?

No ‘Top 10’, o ranking elenca as maiores instituições financeiras do país

Ranking de Reclamações do BC
Ranking de Reclamações do BC - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 29/07/2021 às 11:35
Atualizado às 11:35

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Você pode até estar satisfeito com o seu banco ou financeira, mas provavelmente já ouviu algum familiar ou amigo reclamando de algum serviço que a instituição deixou de realizar ou realizou sem consultá-lo. Uma maneira de medir essa febre de reclamações e ficar longe de possíveis dores de cabeça é acompanhar o Ranking de Reclamações do Banco Central (BC).

De acordo com informações do BC, participam do ranking os bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos cooperativos, bancos de investimento, filiais de bancos comerciais estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) e administradoras de consórcio.

Ele é lançado a cada trimestre e separado em duas categorias: a “Top 10”, que traz o nome das 10 principais instituições do país; e a “demais bancos e financeiras”, que é composta pelas instituições que tenham trinta ou mais reclamações reguladas procedentes encerradas no período de referência do ranking. 

O índice de rankeamento é obtido através do cálculo do número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000. Entende-se que, quanto maior o índice, pior o desempenho da instituição.

Qual banco ou financeira recebe mais reclamações?

Na categoria Top 10, a instituição com maior índice de reclamações é o conglomerado BTG Pactual/Banco PAN e a menor, que possui o melhor desempenho de acordo com o ranking, é a Nubank. No caso da Nubank, a instituição apresentou o número de reclamações reguladas procedentes igual a zero e, em consequência disso, o valor do índice zerado também.

Junto ao conglomerado BTG Pactual/Banco PAN, ocupam o pódio de reclamações nessa categoria o conglomerado Inter e também o conglomerado Caixa Econômica Federal.

Já na categoria “Demais bancos e financeiras”, o ranking trouxe no topo na lista o conglomerado Master, seguido pelo Daycoval e Facta Financeira S.A.. No final da listagem, na 24ª posição, aparece a Pefisa S.A..

Para quem quiser conferir a listagem completa, é só acessar o site do Banco Central. A listagem está disponível na aba Estabilidade Financeira > Sistema Financeiro Nacional > Rankings do BC > Ranking de reclamações e liberada para download. 

Leia também