Pix agendado: é possível programar um pix?

Descubra se é possível realizar um agendamento e as condições existentes

Pix agendado
Pix agendado - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 31/07/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Por conta de sua praticidade, gratuidade e segurança, o Pix vem se tornando a forma de pagamento queridinha dos brasileiros. Seja para dividir a conta do churrasco ou realizar o pagamento de uma compra online, o Pix realizou no mês de junho, de acordo com dados do Banco Central (BC), mais de 700 milhões de transações, volume recorde desde a sua criação. 

Com mais de 200 milhões de chaves ativas, é difícil encontrar hoje um brasileiro que não utilize ou que não conheça a ferramenta, porém, algumas dúvidas ainda pairam na cabeça dos brasileiros, como a questão das funcionalidades do Pix. Afinal, é possível agendar um Pix? 

Antes de tudo: como faço para utilizar o Pix?

Para utilizar o Pix, a pessoa física precisa criar a sua chave Pix, que, nada mais é, do que o endereço da sua conta no Pix. Essa chave deve ser criada direto com a instituição bancária na qual o usuário possui conta - por meio do aplicativo da instituição ou pelos demais canais de atendimento.

A chave vincula uma dessas informações básicas listadas abaixo às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

 Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:

- CPF/CNPJ;

- E-mail;

- Número de telefone celular; ou

- Chave aleatória*.

*A chave aleatória é uma sequência de número e letras que será como um login criado especialmente para o usuário. Alguns usuários preferem essa modalidade para não utilizar nenhum dado pessoal como chave.

Pix agendado: isso realmente existe?

Não só existe como está em pleno funcionamento. Contudo, o Banco Central alerta que a oferta da modalidade é facultativa, ou seja, as instituições bancárias podem ou não oferecer esse tipo de serviço.

Para confirmar a possibilidade do agendamento, acesse o aplicativo do seu banco ou entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente. 

Como utilizar o Pix agendado? 

O Pix agendado funciona como uma TED agendada - só que sem custo. Para utilizá-lo, acesse o aplicativo ou internet banking da sua instituição bancária e opte pela opção de agendar o pagamento. Para que tudo ocorra sem problemas, porém, é imprescindível que você tenha saldo em conta suficiente na data em que a transação foi agendada. 

Caso o banco não encontre a sua conta com o valor programado, a transação poderá ser cancelada.

Leia também