A partir do dia 01º de novembro, será possível fazer a negociação de dívidas com mais de 160 instituições financeiras do país.
por Loyane Lapa
Publicado em 29/10/2021 às 13:30
Atualizado às 13:30
Promovido pela Federação Brasileira de Bancos em parceria com o Banco Central, a iniciativa funcionará até o dia 30 de novembro também para orientação financeira daqueles que estão endividados.
Essa é a oportunidade perfeita para aqueles que desejam sair das dívidas e melhorar a saúde financeira de maneira didática e sem complicação!
A mediação da negociação de dívidas se dará através do Consumidor.gov.br, criado pela Senacon juntamente dos Procons e contará com a participação de mais de 160 instituições financeiras do país.
Pois é! De acordo com o site do mutirão, a negociação de dívidas só estará disponível para:
Nesse sentido, dívidas com bens em garantia, como, por exemplo, financiamento de carro ou de moto ou financiamento imobiliário não serão negociadas no mutirão.
O mesmo vale para pessoas que possuem dívidas, mas estão com o pagamento em dia. As dívidas que podem ser negociadas são aquelas que estão em atraso com bancos ou financeiras. As dívidas que fogem desse escopo, não serão negociadas.
Para acontecer a negociação de dívidas do mutirão, é necessário acessar o site mutirao.febraban.org.br e seguir o passo a passo descrito!
No caso da pessoa ter muitas dívidas, o site do mutirão também orienta o acesso ao Registrato, site do Banco Central que funciona como uma espécie de registro financeiro de dívidas ou informações contábeis sobre o cidadão.
Além disso, o site do mutirão de negociação de dívidas possui uma calculadora financeira, em que você insere informações como seu salário, renda extra, despesas e, no fim, mostra para você o quanto de saldo disponível para negociar.
O site também é muito útil para aqueles que não possuem dívidas mas tem interesse em se organizar financeiramente, com uma plataforma de educação financeira, cursos da Escola Nacional de Defesa do Consumidor e o link para download gratuito do e-book “Como sair das dívidas em 10 passos”.
O site do mutirão de negociação de dívidas ainda está em construção. Por isso, é importante ficar de olho em todas as informações que serão posteriormente postadas.
Mas vale lembrar, a partir do dia 01º as dívidas já poderão ser renegociadas. Então não perca a chance de melhorar a saúde financeira e de se livrar das dívidas!