Febraban e Banco Central realizam mutirão de negociação de dívidas durante todo o mês de novembro. Veja como participar!

A partir do dia 01º de novembro, será possível fazer a negociação de dívidas com mais de 160 instituições financeiras do país.

Se você possui dívidas com bancos ou financeiras, essa é a oportunidade de negociar suas dívidas!
Se você possui dívidas com bancos ou financeiras, essa é a oportunidade de negociar suas dívidas! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 29/10/2021 às 13:30
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Promovido pela Federação Brasileira de Bancos em parceria com o Banco Central, a iniciativa funcionará até o dia 30 de novembro também para orientação financeira daqueles que estão endividados.

Essa é a oportunidade perfeita para aqueles que desejam sair das dívidas e melhorar a saúde financeira de maneira didática e sem complicação!

A mediação da negociação de dívidas se dará através do Consumidor.gov.br, criado pela Senacon juntamente dos Procons e contará com a participação de mais de 160 instituições financeiras do país.

Quais são as dívidas que podem ser negociadas?

Pois é! De acordo com o site do mutirão, a negociação de dívidas só estará disponível para:

  • dívidas que estão em nome de uma pessoa física;
  • dívidas que estão em atraso;
  • dívidas que foram contratadas com bancos ou financeiras; e
  • dívidas que não possuem bens em garantia.

Nesse sentido, dívidas com bens em garantia, como, por exemplo, financiamento de carro ou de moto ou financiamento imobiliário não serão negociadas no mutirão.

O mesmo vale para pessoas que possuem dívidas, mas estão com o pagamento em dia. As dívidas que podem ser negociadas são aquelas que estão em atraso com bancos ou financeiras. As dívidas que fogem desse escopo, não serão negociadas.

Para acontecer a negociação de dívidas do mutirão, é necessário acessar o site mutirao.febraban.org.br e seguir o passo a passo descrito!

No caso da pessoa ter muitas dívidas, o site do mutirão também orienta o acesso ao Registrato, site do Banco Central que funciona como uma espécie de registro financeiro de dívidas ou informações contábeis sobre o cidadão.

Além disso, o site do mutirão de negociação de dívidas possui uma calculadora financeira, em que você insere informações como seu salário, renda extra, despesas e, no fim, mostra para você o quanto de saldo disponível para negociar.

O site também é muito útil para aqueles que não possuem dívidas mas tem interesse em se organizar financeiramente, com uma plataforma de educação financeira, cursos da Escola Nacional de Defesa do Consumidor e o link para download gratuito do e-book “Como sair das dívidas em 10 passos”.

O site do mutirão de negociação de dívidas ainda está em construção. Por isso, é importante ficar de olho em todas as informações que serão posteriormente postadas.

Mas vale lembrar, a partir do dia 01º as dívidas já poderão ser renegociadas. Então não perca a chance de melhorar a saúde financeira e de se livrar das dívidas!