Acaba hoje! Veja como fazer o resgate de créditos da Nota Fiscal Paulista

Os valores de dezembro de 2020 da Nota Fiscal Paulista que não forem resgatados até o dia de hoje (15) serão cancelados. Veja como resgatar!

Além disso, o sistema entrará em balanço anual e ficará indisponível a partir da próxima sexta-feira (17)
Além disso, o sistema entrará em balanço anual e ficará indisponível a partir da próxima sexta-feira (17) - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 15/12/2021 às 12:05
Atualizado às 12:05

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Acaba nesta quarta-feira (15) o prazo para resgatar os créditos que completam um ano na Nota Fiscal Paulista. Para os valores que não forem utilizados pelos contribuintes serão cancelados e podem retornar ao Tesouro do Estado. 

Além disso, o sistema da Nota Fiscal Paulista só estará disponível para solicitações de outros períodos até sexta-feira, às 17h. Após esse período, o sistema ficará indisponível para balanço anual e só voltará a funcionar no dia 3 de janeiro.

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, há mais de 9 milhões de contas correntes com crédito a vencer. O somatório de todas elas é de R$ 8.220.973,93 em créditos. Todos ainda não foram utilizados e estão passíveis de cancelamento neste mês.

Ainda segundo a Fazenda, parte desses consumidores que ainda não resgataram os créditos disponíveis da Nota Fiscal Paulista são de fora do estado. Então, pessoas que estiveram aqui há pelo menos um ano, ou fizeram uma compra em lojas online podem ter seu CPF incluído, que resultou em créditos acumulados.

Também neste ano, o governador de São Paulo, João Doria, diminuiu o período disponível de resgate de valores para 12 meses. Anteriormente, o prazo para resgate de valores na Secretaria da Fazenda era de cinco anos.

Como fazer o resgate de créditos da Nota Fiscal Paulista?

Antes de mais nada, vale lembrar que o resgate de créditos da pode ser feito através do site ou pelo aplicativo oficial da Nota Fiscal Paulista. Para aqueles que não possuem cadastro, este também pode ser feito de maneira rápida pelos mesmos instrumentos.

Confira a seguir como fazer o resgate:

  1. Em primeiro lugar, é necessário acessar o site da Nota Fiscal Paulista. Para isso, basta incluir o endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=. O processo também pode ser feito através do aplicativo oficial da Nota Fiscal Paulista, para isso, basta baixar na loja de aplicativos e observar se o desenvolvedor é o PRODESP.
  2. Depois, você será levado a uma página de acesso. Clique na opção “Consumidor” e informe seu CPF e senha de acesso. Nessa mesma tela, também é possível solicitar o registro de novas pessoas físicas e jurídicas. 
  3. Após confirmar o acesso, você será direcionado para a página da Nota Fiscal Paulista. Logo na primeira tela, vai aparecer o saldo disponível para saque
  4. Clique em “Sacar”. Depois disso, você deverá informar a conta para transferência. Vale lembrar que para sacar, é necessário que o valor seja superior a 99 centavos (R$ 0,99) e que a conta corrente esteja em seu nome.
  5. Por fim, basta confirmar a operação. O valor será creditado em até 20 dias.

Depois de realizada a transferência, basta encerrar a operação e ficar de olho na sua conta corrente pelos próximos 20 dias. 

Com informações de G1.