Saiba quais são as frutas típicas do inverno e economize nas compras

Além de mais saborosas, as frutas da estação também têm preços ótimos

Frutas da estação são sinônimo da economia
Frutas da estação são sinônimo da economia - Shutterstock

por Redação FE
Publicado em 21/06/2021 às 15:30
Atualizado às 15:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Em boa parte do país, o inverno chegou trazendo temperaturas mais baixas e aquela vontade de ficar o dia todo sob os cobertores. Mas como nem só de frio e cobertor se faz um inverno, hoje viemos falar das frutas típicas da estação e de como elas podem ajudar você a economizar durante essa fase.

Por que elas são mais baratas?

Com melhores condições para plantio e crescimento nesta época, as colheitas destes produtos são em maior escala e possuem maior qualidade nutricional, o que traz ótimos preços para o consumidor e frutas com mais nutrientes e vitaminas. 

Ou seja, além de mais saborosas durante o inverno, as frutas típicas deste clima são comercializadas com preços mais atrativos para o bolso do consumidor final durante este perído. 

Confira abaixo as indicações de frutas invernais dadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e os benefícios que elas trazem para a saúde:

Caqui

O caqui é fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis.

Carambola

A fruta é rica em fibra dietética, que ajuda na digestão e evita a absorção do colesterol ruim pelo intestino e antioxidantes naturais, principalmente vitamina C, que ajuda a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e combate os radicais livres que causam envelhecimento precoce. É fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina, que ajudam no metabolismo, de potássio, fósforo, zinco e ferro, que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura, em bolos, tortas, saladas entre outras preparações.

Limão

O limão é uma fruta cítrica que contém vitaminas do complexo B e vitamina C, apresentando propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Auxilia também no fortalecimento do sistema imunológico. Toda a fruta, polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários de diversas formas.

Maçã

A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura, salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.

Mamão Papaia

É rico em vitaminas, principalmente a vitamina C que é antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico e a vitamina A, que é importante para a saúde da pele e da visão. As fibras encontradas em grande quantidade, ajudam no bom funcionamento intestinal. O mamão pode ser consumido in natura ou em vitaminas, bolos e doces.

Tangerina Poncã 

A fruta é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É fonte de fibras, que ajudam a manter a regulação do intestino. Minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio também estão presentes na tangerina e ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. A fruta é versátil e pode ser utilizada na culinária em bolos, tortas, saladas e, na sua melhor forma, in natura.

Leia também