Pontos de cartão de crédito: como juntar, trocar e se beneficiar

É fácil ganhar ou economizar dinheiro usando seu cartão de crédito

Pontos de cartão de crédito
Pontos de cartão de crédito - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 12/07/2021 às 17:11
Atualizado às 17:11

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Ir até uma loja, escolher um produto, passar o cartão de crédito, levá-lo para casa e tudo isso sem tirar um real do bolso, sem ter o nome e CPF consultado pelo lojista e, melhor, ainda tendo a chance de acumular pontos e ganhar benefícios financeiros com isso. “Tá passado”, talão de cheque? 

É fato que os cartões de crédito revolucionaram o modo de compra dos cidadãos do mundo todo, exatamente por conta da sua facilidade e praticidade. Em 2021, os brasileiros vêm movimentando (e gastando), mês a mês, mais de R$100 milhões em transações com este tipo de pagamento, de acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs)

Ao optar por este tipo de pagamento, porém, os brasileiros têm a chance de fazer esse gasto gerar “lucro”, por conta dos pontos de cartão de crédito. Confira abaixo a resposta para duas dúvidas pertinentes sobre esse benefício!

Como acumular pontos de cartão de crédito?

A resposta é simples: gastando no cartão e pagando sua fatura. Toda compra realizada no cartão de crédito será contabilizada e transformada em pontos. Sabe aquele cafézinho que você tomou antes do trabalho e acabou pagando no dinheiro? Ele poderia contribuir para mais um degrauzinho na sua “escada de pontos”. Por isso, a dica para quem quer acumular pontos no cartão de crédito é: passe todas as compras possíveis no crédito!

Importante: antes de abraçar esse novo hábito de utilizar o cartão para todas as compras é essencial que você verifique junto ao seu banco como funciona o sistema de pontos daquela instituição. No Nubank, por exemplo, o programa de pontos é algo que você “compra” à parte, então antes de começar a mudança, analise como o seu banco funciona, ok?! 

Muito importante: outro detalhe aqui que merece total atenção é a sua organização financeira! Usar o cartão de crédito para o pagamento de todas as suas despesas significa que uma dose extra de organização será necessária, para, ao final do mês, o valor da fatura não dar uma rasteira na sua saúde financeira. 

Só posso trocar os pontos por passagens aéreas?

Não, não! Antes de começar a acumular pontos com o seu cartão de crédito, é interessante que você se informe qual o programa de pontos que o seu banco possui. Os mais comuns são: LATAM Pass, Tudo Azul e Smiles.

No LATAM Pass, por exemplo, você consegue trocar seus pontos por passagens aéreas, mas também por crédito em postos de gasolina, produtos de casa e banho, roupas, acessórios… a lista é grande! 

Além disso, você também consegue ganhar um dinheiro extra com os seus pontos, caso não queira utilizá-los. Uma das formas de fazer isso é trocando-os por milhas e depois vendendo essas milhas para sites especializados, como o Max Milhas e o 123 Milhas

Leia também