Parcelado ou à vista: qual a melhor opção de compra?

Ambas possuem suas vantagens, mas tudo depende da sua vida financeira. E para você, o que é melhor: comprar parcelado ou à vista?

Se o desconto for bom, priorize à vista. Mas se a compra for sem juros, pense na compra parcelada!
Se o desconto for bom, priorize à vista. Mas se a compra for sem juros, pense na compra parcelada! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 12/11/2021 às 16:30
Atualizado às 16:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Com a temporada de compras de Black Friday chegando e o recebimento do 13º salário, muitos brasileiros se preparam para realizar compras de alto valor. Mas, entre esse público, sempre sobra aquela dúvida sobre qual é a melhor opção: comprar parcelado ou à vista. Mas você sabe qual é a melhor para o seu bolso?

Pois é! Quando você procura informações sobre esse assunto, há quem defenda ambas as alternativas. Entre os que defendem a compra parcelada, sempre aparece alguém dizendo que essa é a melhor opção porque dá para investir o valor.

Já para quem defende uma compra à vista, é certa de que o argumento será "ficar livre da dívida", sem se preocupar com cobranças futuras.

E, de fato, nenhuma das duas afirmações são mentirosas. Realmente a compra parcelada ou à vista possui suas vantagens. No entanto, é importante entender a sua realidade e o seu histórico de pagamentos antes de afirmar o que é melhor.

Separamos hoje as vantagens de cada possibilidade de compra. Ao final, você vai poder avaliar qual é a melhor opção de acordo com a sua realidade. Confira!

Compras parceladas:

  • Comprar itens de alto valor sem ter o dinheiro em mãos: apesar de sempre falarem que a compra à vista é a melhor opção, é importante lembrar que as coisas não funcionam desse jeito. Para aqueles que possuem baixa renda, a compra parcelada representa o acesso a uma compra que não poderia ser feita à vista. Mas é importante lembrar que para comprar de forma parcelada, é importante se certificar de que as compras não terão a incidência de juros ou que esses juros serão baixos e acessíveis ao seu bolso.
  • Possibilidade de investimento do valor: para quem é adepto dos investimentos, a compra parcelada também costuma ganhar pontos à frente da compra à vista. Isso porque, enquanto você paga parcelado, esse dinheiro pode continuar rendendo juros na sua conta.

Contudo, mesmo que a compra parcelada se apresente como acessível para o bolso, é importante ter todos os seus gastos planejados para que essa dívida não se acumule e vire uma bola de neve para o consumidor.

Compras à vista: 

  • Controle financeiro: para quem já teve problemas relacionados ao endividamento, comprar à vista é uma ótima opção. Afinal, pagando à vista você não precisa cumprir com nenhum outro compromisso. Além disso, este pode até ser um fator para aumentar a pontuação do seu CPF em órgãos como o Serasa.

  • Descontos: para quem possui uma reserva financeira disponível para fazer uma compra à vista, essa é uma ótima oportunidade de negociar e pedir descontos. Principalmente se esse pagamento à vista for em dinheiro, já que não existe a necessidade do uso de máquinas de cartão para efetuar a operação.

Além disso, o pagamento à vista deixa o seu planejamento financeiro livre para o futuro, evitando o comprometimento da sua renda. Sem falar na sensação de alívio em saber que você não vai precisar pagar aquela dívida por meses a fio.

Conclusão:

Antes de comprar um item, avalie sempre quais as vantagens de cada lado. Por exemplo, se o item for caro e não houver juros, de repente vale a pena comprometer o seu cartão e manter a sua reserva financeira rendendo. Por outro lado, se um item tiver um desconto muito bom, priorize a compra à vista. 

A única pessoa que pode saber tão bem da sua vida financeira é você mesmo. Por isso, pese na balança os prós e os contras de comprar parcelado ou à vista e escolha o melhor método de pagamento para o seu bolso.