Precisando economizar na decoração de Natal? Confira 6 dicas!

Neste ano, até a decoração de Natal ficou mais cara. Mas é possível economizar nestes artigos. Leia e confira!

Dá para inovar na decoração de Natal, sem gastar muito
Dá para inovar na decoração de Natal, sem gastar muito - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 29/11/2021 às 13:30
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Já estamos quase no período de festas de fim de ano. E com isso, chega o momento de montar a árvore, ligar os pisca-piscas e apreciar o momento! No entanto, com a alta no preço de quase tudo, fica mais difícil montar uma grande decoração.

Saiba que é possível sim fazer uma decoração de Natal na sua casa sem gastar muito! E o melhor: sem deixar de investir nos tons de vermelho, verde e dourado e sem ficar feio. 

Ficou curioso para saber mais? Então continue a leitura deste artigo. Separamos especialmente para você dicas para você economizar com a decoração de Natal. 

1. Crie a sua própria guirlanda de Natal

Um dos enfeites mais tradicionais do Natal é a guirlanda, que muitos penduram na porta da residência ou em algum local mais visível. E para isso, você pode apostar no DIY (do it yourself) ou “faça você mesmo”. Esse é um momento de aproveitar com a família e até mesmo para pôr em prática as suas habilidades manuais

Materiais como folhas, feltro, bolinhas natalinas antigas e até mesmo pregadores podem servir para uma decoração de Natal fantástica, sem gastar muito. 

Guirlanda para decoração de Natal
Guirlanda feita de bolinhas de Natal | Imagem: Pinterest

2. Enfeites para a mesa de Natal

Existe sempre aquela rivalidade entre quem prefere fazer a ceia de Natal antes ou depois da meia-noite. E, independentemente do lado em que você está nessa batalha, é possível inovar até na decoração de Natal da mesa

Uma das tendências para o Natal deste ano para usar junto com a toalha de mesa são os sousplats. Este é um item que protege as toalhas e cria uma espécie de moldura para os pratos, deixando tudo muito mais bonito e especial!

Para esse item, você pode aderir ao croché ou até mesmo por uma decoração feita por você com fios de juta. Assim, você terá algo personalizado sem gastar uma fortuna!

Decoração de mesa de Natal
Sousplat de Natal feito em crochê | Imagem: Pinterest

3. Invista em velas

Outra decoração de Natal muito bonita e que pode dar um ar de sofisticação para seu lar são as velas. Elas são muito úteis, custam pouco e podem ser personalizadas com laços e enfeites natalinos antigos. Fica um charme!

Velas de decoração de Natal
As velas são úteis e podem ser reaproveitadas posteriormente | Imagem: Pinterest

4. Árvore de Natal

Outro item natalino que permite muita inovação, é a Árvore de Natal. Presente em todos os lares brasileiros, esse é um item que costuma ser utilizado várias vezes. Mas caso tenha acontecido algo com a sua, você pode apostar numa árvore mais desconstruída ou até mesmo em objetos que lembrem.

Há quem use suas plantinhas em casa e pendure enfeites natalinos, é uma decoração de Natal sem perder a mágica do adorno.

Decoração de Natal criativa para Árvore
Árvore de Natal criativa e econômica | Imagem: Pinterest

5. Dê cor a sua casa com almofadas

Sua casa pode ficar natalina sem tantos pisca-piscas, afinal a conta de luz está bem cara, não é verdade? Por isso, a dica da vez é: almofadas, essas de sofá mesmo. Você pode comprar ou fazer em casa algumas capinhas de almofada para incrementar a sua decoração de Natal. Assim, a sua sala fica muito bonita sem custar uma fortuna!

Almofadas de decoração de natal
As almofadas podem ser feitas em casa com materiais baratinhos, como o feltro | Imagem: Pinterest

6. Recicle itens anteriores!

Não há mal nenhum em reutilizar decorações anteriores de Natal. Isso é muito comum já que o Natal acontece uma vez por ano. Então nem vale a pena trocar periodicamente os enfeites. Você pode até mesmo tentar trocar com familiares ou vizinhos alguns itens para dar um toque diferente na sua residência!

Sites como o Pinterest e o próprio Instagram podem te ajudar e inspirar você a fazer a releitura de itens que você já possui, apenas decorando de outra maneira. O importante nesse dia é economizar, aproveitar o tempo junto com as pessoas que mais se importa e celebrar o espírito natalino!