Dia das Mães vem aí: dicas para presentear e ter um dia especial sem estourar o orçamento

Neste ano, o Dia das Mães será dia 9 de maio; prepare-se!

Dias das mães
Dias das mães - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 26/04/2021 às 09:18
Atualizado às 09:18

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Em 2021, o Dia das Mães será celebrado em 9 de maio. Uma data que vem atrelada a diversos tipos de demonstrações de amor e carinho para essas mulheres que tanto merecem o amor dos filhos!

Porém, essas manifestações não são sinônimo de presentes caros e carnês de pagamento com infinitas parcelas que podem se estender até o Dia das Mães de 2022! Para reforçar essa ideia, vamos mostrar como é possível ter um dia especial com a sua mãe sem colocar todo o seu orçamento em risco. 

1) Presente compartilhado

Que tal mandar uma mensagem para os irmãos propondo a compra do presente em  conjunto? Se sozinho você teria um orçamento X, juntos vocês terão um orçamento maior e quem sabe poderão comprar algo que sua mãe estava querendo muito, mas estava sem dinheiro para investir. 

Aqui vale a dica de bater um papo com os irmãos antes e checar qual a expectativa de gasto de cada um, afinal, a ideia é não estourar o orçamento de ninguém.

Se você for filho(a) único(a), mantenha-se firme no seu orçamento X e vá para a dica 2!

2) Decida o que irá comprar

Decidir qual produto ou serviço comprar é de suma importância, já que é a partir disso que você poderá pesquisar opções e preços com mais efetividade.

Por isso, selecione uma ou no máximo duas opções de presente e se jogue na dica 3!

3) Pesquise muito

Opções de presente decididas, agora é hora de pesquisar! Estamos ainda vivendo uma pandemia, então recomendamos que você utilize a internet para isso, já que por aqui você poderá pesquisar os melhores preços em diversos sites - e em segurança!

Navegue pelos sites que você conhece e confia e vá comparando os valores. Quando encontrar o que procura por um preço legal, confira o valor do frete e o tempo de entrega e, se esses dois também estiverem de acordo, faça o pedido! 

Lembre-se de adicionar na sua listinha de pesquisa aquela loja pequena aí do seu bairro que a sua mãe tanto ama e ajude a fortalecer os pequenos negócios. A loja pode não ter um site estruturado, mas provavelmente está vendendo à distância via Instagram, WhatsApp ou telefone.

4) Não deixe para a última hora

Este texto não foi lançado hoje por coincidência! Publicamos essas dicas semanas antes do Dia das Mães exatamente por conta deste tópico: não deixe para última hora! 

Agora, se você já deixou para a última hora e está lendo este texto poucos dias antes do Dia das Mães, calma, nem tudo está perdido. 

Neste caso, a nossa dica é dar preferência para as lojas da sua cidade em que você consegue comprar de forma online e que possuem a opção de retirada do produto direto na loja. Peça para a pessoa que te atendeu deixar tudo prontinho, faça o pagamento à distância e passe lá só para retirar. 

5) Capriche na embalagem

Receber um presente bem embalado, com um cartão bonito e um laço colorido é uma coisa, agora, receber um presente sem embalagem ou embrulhado em jornal é outra, né?

Para isso, você não precisa ter embalagens e laços em casa, é só improvisar com materiais simples. Uma sacola de papel de outra loja, quando encapada com papel sulfite, se torna uma tela em branco para que você possa enchê-la de desenhos e mensagens especiais. Ah, e claro, não se esqueça do cartão! Sua mãe ficará com o coração quentinho em pleno outono ao ler a sua mensagem.

6) Meu orçamento é pequeno demais, e agora?

Se você leu todas as dicas e percebeu que o seu orçamento está zerado, fique tranquilo(a), o Dia das Mães ainda pode e deve ser muito especial por aí.

Caso você more com a sua mãe, que tal acordar bem cedo e preparar um café da manhã bem gostoso para ela? Arrume a mesa com itens que você já tenha em casa e faça um cartão bem bonito. Ela vai amar!

Agora, caso vocês não morem na mesma casa, ligue para ela logo cedo para parabenizá-la pela data e, se vocês forem ligados em tecnologia, já combine uma programação à distância. Que tal assistirem um filme juntos, cada um em sua casa, e deixarem uma chamada de vídeo conectada? Assim vocês irão compartilhar aquele momento, rindo ou se emocionando juntos. 

Leia também