Como economizar nos presentes de Natal?

Dá para presentear quem a gente ama sem deixar de gastar pouco. Veja agora como economizar nos presentes de Natal!

O momento da troca de presentes de Natal é uma das mais aguardadas!
O momento da troca de presentes de Natal é uma das mais aguardadas! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 10/12/2021 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

O final do ano é o melhor período do ano para muitos. Afinal, o mês de dezembro é cercado de feriados, tem a transição para o próximo ano e é também quando ocorre a troca de presentes de Natal. 

Neste ano, a situação financeira de muita gente ficou muito apertada. Mas saiba que é possível continuar com a tradição dos presentes, sem deixar de economizar. 

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a produzir seus presentes de Natal, sem gastar muito com isso. Confira a seguir!

1. Estipule para quem você vai dar presentes de Natal e o quanto pretende gastar

Antes de mais nada, o primeiro passo nesse momento é delimitar quantas pessoas você quer presentear e o quanto pretende gastar com cada pessoa. Essa é uma fase importante porque você saberá exatamente o quanto e com que vai gastar.

Vale lembrar que nesse momento, é essencial que você se preocupe em presentear apenas as pessoas de seu convívio diário, e que esses presentes podem ser as famosas lembrancinhas, só para não deixar passar em branco. 

2. Pesquise os preços

Depois de formalizar quem vai ganhar e o quanto pretende gastar com esses presentes de Natal, chega a fase de pesquisar os preços. Para isso, você pode utilizar ferramentas de monitoramento de preço para te auxiliar a encontrar os menores preços.

Além disso, vale a pena procurar na internet também se não existe uma maneira de dar aquele presente de outra forma, como por exemplo, fazendo o mesmo presente numa versão DIY ou faça você mesmo. Esses detalhes vão garantir que seu presente será ainda mais especial porque ele foi feito por você.

3. Pague as compras em dinheiro

Além de evitar que as dívidas se prolonguem para o próximo ano, pagar suas compras em dinheiro garante um desconto nos presentes de Natal. Para isso, é importante que você fale com o comercial da loja e exija o desconto no momento da compra.

4. Deixe os presentes de Natal para depois

Não é vergonha nenhuma deixar os presentes para depois das datas comemorativas. Isso porque, após as festas de fim de ano, os comércios fazem os famosos saldos, diminuindo os valores pela metade.

5. Aposte no DIY

A internet está repleta de ideias maravilhosas para presentear. Então se você estiver com um tempo sobrando, que tal produzir seus próprios presentes de Natal? Sites como o Pinterest e o YouTube estão repleto de tutoriais que podem te ajudar!

Por fim, vale lembrar que caso a sua situação esteja realmente apertada, não existem motivos para se preocupar com presentes. O Natal é um momento em que prevalece a união, ou seja, aqueles que estiveram com você. Portanto, não se preocupe com esse momento, tudo bem?

Com informações de Guia Bolso.