Como conseguir emprego fora do Brasil?

Num momento em que moedas estrangeiras valem mais que o Real, é comum que ocorra um fluxo migratório. Veja agora como conseguir emprego fora do Brasil.

Para conseguir emprego fora do Brasil é necessário se planejar para não perder a oportunidade!
Para conseguir emprego fora do Brasil é necessário se planejar para não perder a oportunidade! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 04/11/2021 às 16:30
Atualizado às 16:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Conseguir um emprego fora do Brasil ainda é o sonho de muita gente! Principalmente porque determinados países possuem diversas vantagens como um custo de vida melhor, uma moeda que possui maior poder de compra, fora outras situações como pessoas que pretendem estudar em universidades renomadas.

Antes de mais nada, saiba que sair do Brasil para conseguir um emprego não é uma tarefa fácil. Mas também não é impossível! Por isso, é muito importante que você faça algumas ponderações quanto a esse tipo de compromisso. Afinal, sair do país custa muito dinheiro e é necessário se preparar.

Normalmente, existem duas possibilidades de conseguir um emprego fora do Brasil. A primeira delas é enviar candidatura no Brasil e receber uma oportunidade de deixar o país. A outra é conseguir um emprego já estando no país.

Nesse sentido, é importante você definir um país para qual você quer imigrar. Muitas pessoas sempre pensam nos Estados Unidos, ou para países da Europa mais conhecidos como Itália, Portugal ou França, por exemplo.

Contudo, países como o Canadá e a Alemanha sempre estão em busca de mão de obra estrangeira em seu país. Sendo possível até trabalhar dentro da sua área de formação aqui do Brasil. 

Outro passo essencial para quem quer conseguir emprego fora do Brasil é ter um bom currículo. Antes de começar a busca por uma oportunidade, é preciso analisar se:

  • Você tem experiência profissional na área que deseja atuar?
  • Qual o seu nível de qualificação?
  • Quais idiomas você fala com fluência?

Caso as respostas para essas perguntas sejam positivas, você já pode começar a procurar emprego fora do Brasil. Por outro lado, se você perceber que o seu nível de qualificação ou experiência profissional ainda não está num nível bom, você pode planejar esse aperfeiçoamento por mais tempo antes de sair do país.

Como encontrar emprego fora do Brasil?

Para conseguir um emprego fora do Brasil, é importante entender como o país que você pretende ir realiza os processos seletivos.

Na Europa, por exemplo, muitos países costumam utilizar o Europass, que é um site de emprego que funciona em toda a região contemplada pela União Europeia.

Já outros países costumam utilizar agências de intercâmbio para realizar esses processos seletivos, então vale a pena pesquisar e entender como se dão essas situações e quais são os trâmites necessários.

Documentações necessárias:

Essa é uma situação que também depende do país para o qual você pretende imigrar. Mas a maioria deles solicita o passaporte, documentações sobre vacinação, comprovantes de fluência, contrato de trabalho, entre outros.

Sendo assim, é essencial que você realize um planejamento para viver no exterior, já que exige tempo, dinheiro e dedicação.

Por fim, vale lembrar que é importante você entender como funcionam as coisas no país que você tem vontade de viver, quais são as particularidades e tudo que é necessário para viver lá. Afinal, todo conhecimento em prol desse assunto, é válido.