Aposentadoria tranquila: quais são os melhores investimentos para o futuro?

Se a sua meta é descansar e ter uma aposentadoria tranquila, então confira opções de investimento para complementar com a Previdência Social

Uma reserva financeira fará toda a diferença na sua aposentadoria
Uma reserva financeira fará toda a diferença na sua aposentadoria - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 14/10/2021 às 15:45
Atualizado às 15:45

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

A aposentadoria é uma das fases mais aguardadas de todo trabalhador. Imagine poder usufruir dos frutos de todo o trabalho que você teve enquanto ainda trabalhava e relaxar com sua aposentadoria tranquila, sem se preocupar com o dia de amanhã…

Mas o que acontece é que, atualmente, apenas a Previdência Social não tem dado conta da quantidade de pessoas se aposentando no Brasil inteiro. 

De forma simples e resumida, é como se cada contribuinte ativo hoje “sustentasse” os que estão aposentados. No entanto, esses aposentados estão vivendo mais, o que gera mais custos para os cofres públicos.

Além disso, ainda temos um problema que é: o valor da previdência social. Isso porque, quem se aposenta apenas pela previdência social não consegue manter o mesmo estilo de vida que antes levava antes de se aposentar.

E esse é um problema cada vez mais comum, já que se aposentando, as pessoas não querem abrir mão de seu estilo de vida. Sendo assim, temos hoje uma população maior de aposentados endividados por falta de dinheiro.

É exatamente por esses motivos que torna-se cada vez mais importante que as pessoas se preparem para o futuro, já que preparados, é possível ter uma aposentadoria tranquila e sem estresses financeiros.

Separamos hoje para vocês alguns dos investimentos mais indicados para quem deseja pensar no longo prazo. Mas, lembrando: é importante que você conheça o seu perfil de investidor antes de realizar qualquer tipo de aplicação financeira, tudo bem?

1. Previdência privada

Uma opção democrática que vale para todo tipo de investidor é a aplicação em fundos de previdência privada.

Na prática, esse tipo de aplicação funciona como um fundo de investimento comum. Mas sua única diferença é que ele foi feito para pessoas que pretendem resgatar esse dinheiro a longo prazo.

Existem duas formas diferentes de previdência privada, veja abaixo:

  • PGBL: esse é um tipo de previdência privada que oferece benefícios fiscais para aqueles que realizam aportes mensais. Assim, eles são abatidos anualmente da base do Imposto de Renda desde que respeitado o limite de 12% da renda bruta tributável. 

  • VGBL: já o VGBL é uma outra opção de previdência privada para aqueles que possuem uma renda mais baixa e que não podem aproveitar dos benefícios fiscais oferecidos pelo PGBL. A diferença do VGBL é que o imposto de renda só é cobrado no momento do resgate do investimento.

Além disso, os fundos de previdência privada devem ser vistos pelo investidor como um complemento para a Previdência Social. Afinal, mesmo que em um valor baixo, a Previdência Social oferece benefícios muito importantes que podem facilitar a vida do contribuinte em caso de acidentes, pensões e afins.

2. Tesouro Direto

Mais uma opção de investimento para quem está atrás de uma aposentadoria tranquila é o Tesouro Direto. Para quem não conhece, este é um tipo de título público desenvolvido pela B3 e o Tesouro Nacional para tornar mais fácil o acesso a investimentos de títulos públicos federais. 

Com ele, é possível que você aplique o seu dinheiro e ao final do período receba o valor acrescido de juros. E para quem pensa em aposentadoria, uma ótima alternativa são os títulos do Tesouro IPCA+ que oferecem uma boa rentabilidade.

3. Dividendos

Mais uma opção de investimento para quem procura uma aposentadoria tranquila, sem ter estresses com dinheiro é viver de dividendos. Os dividendos são os lucros que uma empresa teve ao longo de determinado período e em seguida, esse valor é dividido entre seus investidores.

Essa é uma ótima aposta para quem deseja diversificar a sua carteira de investimentos, no entanto, é necessário tomar cuidado para não escolher uma empresa errada. Afinal, apesar de proporcionar um retorno financeiro maior, você também pode perder dinheiro.

4. LCI E LCA

As Letras de Crédito Imobiliário ou de Agronegócio são investimentos ideais para aqueles que priorizam a isenção do Imposto de Renda. 

Além disso, esse tipo de título oferecido por bancos possui o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que indeniza seus investimentos em caso de falência e oferece uma segurança maior na hora de aplicar o seu investimento, principalmente para quem procura uma aposentadoria tranquila.

Nesse sentido, é essencial que você não deixe para depois e pense com antecedência sobre seus planos para a aposentadoria. Planeje também o que você quer para curto e médio prazo, sem se esquecer da sua meta, que é a aposentadoria tranquila.

Avalie com calma as opções que estão disponíveis e que são compatíveis com a sua renda e procure por instituições sérias que cuidem desse tipo de investimento a longo prazo. E o mais importante: seja paciente!

Fontes: Ricconect e Forbes.

TAGS