6 aplicativos que mostram os menores preços de produtos de supermercado

Por meio do sistema de Nota Fiscal dos estados, apps apresentam listas de preços atualizadas em tempo real

Mulher com máscara escolhendo um produto no supermercado
Mulher com máscara escolhendo um produto no supermercado - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 28/06/2021 às 15:44
Atualizado às 15:44

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Já imaginou como a vida seria mais fácil se o cidadão brasileiro pudesse abrir um aplicativo, scannear o código de barras do produto que deseja comprar e receber ali, na palma de sua mão, uma lista com o valor daquele produto nos supermercados ao seu redor? Se essa realidade é algo muito “De volta para o futuro” para você, temos um aviso: o futuro está batendo na sua porta!

No Brasil, existem alguns aplicativos que estão ajudando os moradores de diferentes estados a economizarem um bom dinheiro no orçamento mensal. Estamos falando dos apps “Menor Preço” (PR e PE), “Preço da Hora” (BA e PA), “Busca Preço” (AM), “Preço Legal” (MA) e o “Menor Preço Brasil” que, de acordo com informações obtidas na Apple Store, hoje está disponível para os seguintes estados: AC, AL, BA, ES, PA, PE, PI, RJ, RS, RO, RR, SE, TO e também para o DF. Além destes, o estado do Mato Grosso também disponibiliza no site e dentro do app Nota MT a função do “Menor Preço”.

As plataformas foram lançadas já há algum tempo, mas para quem ainda não as conhece, confira abaixo mais detalhes do que elas fazem e os benefícios da sua utilização. 

O que os apps fazem?

De maneira bem prática e rápida, os aplicativos trazem aos seus usuários, por meio da leitura do código de barras ou de uma busca por palavras, os valores mais atuais praticados pelas lojas da região que vendem aquele produto. Estes valores são obtidos de acordo com a nota fiscal daquele produto, sendo atualizados de maneira automática toda vez que o estabelecimento realiza uma nova venda.   

Com essas informações nas palmas de suas mãos, os usuários podem checar qual local está praticando um preço melhor para aquela determinada compra, gerando, assim, a possibilidade de optar por um preço mais bacana. 

Entre os produtos disponíveis na pesquisa, estão combustíveis, alimentos, medicamentos, higiene e beleza, vestuário, brinquedos e outros, especialmente aqueles cuja embalagem tenha um código de barras. Vale ressaltar que a amplitude dos produtos alcançados pode variar de aplicativo para aplicativo. 

Só consigo acessar via aplicativo?

Não! Além do acesso via aplicativo, algumas plataformas também possuem a versão online, permitindo o acesso via janela de navegação. Não é necessária a realização de cadastro para efetuar as buscas (tanto via app, como via janela de navegação), contudo, quem quiser criar a sua própria lista de compras no aplicativo do "Menor Preço", por exemplo, para ver qual estabelecimento está praticando os melhores preços, precisará realizar o login.

Com informações de: Nota PR, Governo ES, Blog enotas

Leia também