Retorno presencial: como fica o dress code?

Várias empresas darão início ao retorno presencial de trabalho a partir de amanhã. Mas e como fica o dress code para essa ocasião? Confira aqui!

Neste momento, vale a pena se atentar aos cuidados essenciais, como uso de álcool gel e ao uso da máscara facial
Neste momento, vale a pena se atentar aos cuidados essenciais, como uso de álcool gel e ao uso da máscara facial - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 02/01/2022 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

O avanço da vacinação para Covid-19 e a flexibilização das regras de distanciamento social estão possibilitando o retorno presencial para os escritórios. Mas isso não significa o fim, já que muitas empresas estão optando pelo formato híbrido.

Como resultado, será possível alternar dias entre o escritório, presencialmente, e o home office. No entanto, esse retorno presencial aos escritórios mexe bastante com quem já estava há quase dois anos no teletrabalho, principalmente com o dress code para essa ocasião. Afinal, este é um momento importante.

O conforto do home office fez com que muitos deixassem os trajes formais e os trocassem por roupas mais confortáveis e até mesmo pelo pijama, para quem não trabalhava realizando chamadas de vídeo. Por isso, o retorno presencial pede um pouco mais de atenção e cuidado ao dress code utilizado.

Vale lembrar também que, mesmo com a redução no número de casos, a Covid-19 ainda não foi embora. Sendo assim, vale a pena se atentar ao tipo de roupa, aos cuidados essenciais como uso de álcool gel e principalmente ao uso da máscara facial.

Confira agora tendências para o retorno presencial

  • Priorize o conforto: esse primeiro momento de volta ao trabalho nos escritórios pede por composições simples e confortáveis, que facilitem no dia a dia. Nada de extravagância nesse momento. É essencial priorizar peças que deem fluidez e sejam versáteis para tornar o expediente mais agradável.
  • Peças de alfaiataria: para profissionais que trabalham em ambientes mais sérios e que pedem peças mais elegantes, vale a pena apostar em peças de alfaiataria. Ao mesmo tempo que elas trazem esse conforto, é possível utilizar elementos mais sofisticados como os blazers. E para completar esse look sério e moderno, dá para complementar com um tênis confortável.
  • Uso do jeans: outro tipo de tecido confortável e que nunca sai de moda é o jeans. Uma peça clássica e versátil, dá para criar diversos trajes para o retorno presencial com apenas uma calça, por exemplo.
  • Linho e algodão: além de sustentáveis, essas peças são extremamente confortáveis e podem ajudar a trazer leveza no seu dia a dia de escritório. Além disso, essas são peças mais “respiráveis”, garantindo assim que seu corpo possa se reacostumar a utilizar peças mais estruturadas para o trabalho.