Inscrições abertas para o concurso público da Polícia Militar de MG

Serão oferecidas 1653 vagas para o cargo público de Soldado 2ª Classe

Polícia Militar de Minas Gerais
Polícia Militar de Minas Gerais - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 14/06/2021 às 11:30
Atualizado às 11:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) abriu nesta segunda-feira (14) as inscrições do Concurso Público para a admissão de candidatos para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), o qual tem por finalidade o preenchimento de efetivo para o cargo público de Soldado 2ª Classe.

O processo seletivo terá duas fases: 1) Provas de conhecimentos (prova objetiva com 40 questões); e 2) Avaliações Psicológicas e Avaliação Física Militar (AFM). 

Serão 1653 vagas ofertadas em diversas cidades do estado de Minas Gerais - por isso, o edital orienta que, no momento da inscrição, o candidato deve expor a região para a qual ele tem interesse.

Do total das vagas, 1484 são ofertadas para pessoas do sexo masculino e 169 para pessoas do sexo feminino. 

As inscrições ficam abertas até o dia 14 de julho de 2021 e a remuneração básica inicial para o Soldado 2ª Classe é de R$3.962,23.

Carga horária

O CFSd tem previsão de duração de sete meses e é realizado em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h. A carga horária do curso também inclui sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações.

Vale frisar que, como consta no edital, durante o período do Curso Soldado 2ª Classe terá acesso à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Após a formatura, a carga horária semanal de trabalho será de 40 horas.

Quem pode se inscrever?

De acordo com o edital, os requisitos legais para ingresso no CFSd são:

  • ser brasileiro(a);
  • possuir nível superior de escolaridade;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • ter entre 18 e 30 anos de idade;
  • possuir idoneidade moral;
  • ter altura mínima de 1,60m;
  • ter sanidade física e mental;
  • ter aptidão física;
  • ser aprovado em avaliação psicológica;
  • não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar;
  • não ter sido exonerado ou demitido da PMMG, de outra instituição militar estadual ou das Forças Armadas; não ter dado baixa no conceito "C" nos termos do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas por meio do site da PMMG. Para acessar a página de inscrições, é só acessar o site https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/externo/principal.action e clicar na opção Concursos CRS, disponível na lateral direita da página. 

Reprodução/Polícia Militar de Minas Gerais

Após isso, o candidato será direcionado para uma outra tela, na qual ele deverá escolher a opção “Inscrições Online”, também disponível na lateral direita da página. 

Leia também