Especial Dia do Jovem: conselhos valiosos para quem busca o primeiro emprego

O Finanças & Empreendedorismo está aqui para te ajudar a entrar no mercado de trabalho com o pé direito

None
Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 13/04/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Conseguir o primeiro emprego não é uma tarefa fácil para os jovens, especialmente no momento atual, com a constante alta das taxas de desemprego. Dessa realidade surgem vários questionamentos, como: com tantos peixes no oceano, como se destacar sendo um peixe pequenininho em meio à um cardume de Barracudas? 

Para responder essa pergunta, neste Dia do Jovem nós separamos três conselhos importantíssimos que ajudarão os jovens brasileiros a finalmente terem um emprego para chamar de seu!

1) Elenque as áreas que você gostaria de atuar

Essa dica vale para todas as pessoas que buscam um emprego, independente do nível de formação. Responda para si mesmo: no que você gostaria de trabalhar? Tem alguma área que você percebe que tem mais facilidade? Para quais locais e regiões você conseguiria se deslocar para ir até o trabalho? 

Essas primeiras perguntas são essenciais para que você trace um perfil do que você está procurando. E não se preocupe se a lista das áreas às quais você tem interesse for longa, isso é mais do que normal, afinal, você irá iniciar a sua vida profissional e não ter um caminho único traçado é extremamente natural. 

Com relação aos locais e regiões, essa pergunta também é importante para que você tenha um foco de localidade. Se você mora em uma cidade X e não possui interesse ou condições de trabalhar presencialmente na cidade Y, se inscrever para uma vaga lá pode não ser muito interessante. 

2) Suas experiências contam, mas saiba como contá-las

Se você fez algum curso, participou de algum projeto ou foi voluntário em algum evento, saiba que isso tudo pode colaborar para que o seu currículo receba um brilho a mais. Porém, dê sentido e valor para essas experiências.

Se você está se inscrevendo para uma vaga de administrador, mas já fez alguns trabalhos temporários como animador de festas, reflita sobre o que aquele trabalho te proporcionou: senso de responsabilidade, trabalho em grupo, etc. 

Importante: a ideia aqui não é, em hipótese alguma, mentir sobre a experiência, mas sim pontuar o valor que ela verdadeiramente gerou em você.

3) Enviou o currículo? Prepare-se!

A preparação para o processo seletivo possui três fases: o antes, o durante e o depois.

Antes

O “antes” é o momento de montagem de currículo, de escolha e aplicação nas vagas e, claro, o momento que antecede um possível feedback positivo para agendamento de entrevista. 

Durante essa fase é essencial que o candidato fique atento ao e-mail e ao celular, já que em 99% dos casos é através destes dois canais que as empresas entram em contato. Recebeu uma ligação de um número desconhecido? Vá até um lugar silencioso e atenda a ligação! Essa chamada pode literalmente mudar a sua vida.

Durante

Recebeu um e-mail ou ligação agendando a entrevista? Chegamos ao momento “durante”!

Aqui as dicas são: 

- Pesquise sobre a empresa e a vaga antes da entrevista e, em caso de dúvidas, faça anotações para perguntar durante a entrevista. Isso irá te deixar mais tranquilo e também mostrará o quanto você está interessado na proposta;

- Chegue no horário combinado e coloque seu celular no silencioso antes de iniciar a entrevista (seja ela uma entrevista virtual ou presencial); 

- Respire fundo e tome uma água enquanto aguarda, isso te ajudará a ficar mais calmo durante a conversa;

- Lembre-se que você está ali para uma entrevista profissional. Um tom mais informal é sempre bem-vindo nestes momentos, para quebrar o gelo, mas ele deve ser dado pelo recrutador, não por você, por isso, siga o fluxo do entrevistador.

Depois

E por fim, chegamos na fase do “depois”, a qual traz alguns pontos idênticos aos do “antes”. Fique novamente muito atento ao e-mail e ao celular, uma vez que será por meio destes canais que a empresa lhe dará o feedback. Se tudo correr bem, a grande notícia de que “a vaga é sua” está à caminho, jovem!

Leia também