Equilíbrio pessoal e profissional: como conseguir?

A meta no retorno presencial ao trabalho é essa! E você, como faz para conseguir o equilíbrio pessoal e profissional?

O primeiro passo na busca pelo equilíbrio pessoal e profissional é impor limites
O primeiro passo na busca pelo equilíbrio pessoal e profissional é impor limites - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 07/01/2022 às 16:30
Atualizado às 16:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

O home office transformou a vida de muita gente. Com cada vez mais tempo online, tornou-se comum que a vida no trabalho se confundisse com a vida real. Mas e agora, com o retorno presencial, como reestabelecer o equilíbrio pessoal e profissional?

Sim, é importante estabelecer limites entre aquilo que é saudável e aquilo que não é. Esse contato excessivo proporcionado pelo home office resultou num estouro de casos da síndrome de burnout, um problema causado pela sobrecarga de trabalho.

De acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é atualmente o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout, caracterizada pelo alto nível de estresse no mundo.

Por isso, é essencial saber como separar sua vida e ter equilíbrio pessoal e profissional. Confira a seguir 5 dicas que podem te ajudar nessa questão!

Priorize a sua saúde

Quando damos mais importância ao trabalho, é comum que o nosso corpo sinta falta de várias necessidades. Como resultado, é possível que aconteça o adoecimento e em casos mais graves, a síndrome de burnout. Por isso, vale a pena dar atenção ao seu corpo, entender suas necessidades e priorizá-las. 

Não se esqueça da sua vida pessoal

Ninguém vive apenas de relações profissionais. Nesse sentido, é importante manter ao seu lado aquelas pessoas que são as mais importantes para você. Através de encontros entre amigos ou, às vezes, só aquele bate-papo já faz muita diferença no dia a dia. Então, não deixe de lado a sua vida pessoal: dê a devida atenção para sua família, amigos e seu relacionamento amoroso. 

Estabeleça tempo e limites

Tudo tem seu tempo e com a vida profissional isso não é diferente. Limite suas horas de trabalho somente ao período de expediente ou se algo for muito urgente. E caso perceba que sua empresa não vem respeitando seu tempo de trabalho, vale a pena estabelecer seus limites e se impor como profissional.

Torne o aprendizado em rotina

Apesar da vida ser um constante aprendizado, principalmente no trabalho, vale a pena reservar um tempo na vida pessoal para aprender coisas novas. Aprender coisas novas pode transformar você em uma pessoa produtiva, o que pode te ajudar no equilíbrio pessoal e profissional.

Reserve tempo para a diversão!

Com o bom humor, tudo fica mais leve. Então porque não abusar do equilíbrio pessoal através da diversão? Para isso, é importante dizer que você não precisa abrir mão do seu prazer para viver em função do trabalho. Por isso, faça tudo aquilo que considera divertido, se distraia e viva uma vida equilibrada. 

Com informações de Feedz.