Entrevista de emprego: veja técnicas que podem te ajudar a conseguir a vaga dos sonhos

A vaga dos seus sonhos pode estar mais perto do que se imagina! Confira dicas para colocar em prática na entrevista de emprego.

Trajes formais podem ajudar você a causar uma boa impressão nos recrutadores!
Trajes formais podem ajudar você a causar uma boa impressão nos recrutadores! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 30/10/2021 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Com a chegada do final do ano, aumentam os números de vagas temporárias. E com o número de desempregados no Brasil, é muito importante não deixar uma oportunidade boa passar, principalmente por nervosismo ou despreparo.

Pensando nisso, separamos para você algumas técnicas e dicas que podem ajudar você a conquistar a vaga de emprego dos seus sonhos. Confira abaixo!

1. Opte por roupas formais

Já dizia o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, não é verdade? Pois é! No dia da sua entrevista, seja ela presencial ou remota, o ideal é que você opte por trajes mais formais. Mesmo que a vaga para qual você seja chamado exija um comportamento diferente, é importante optar por roupas mais discretas e sem decotes.

2. Seja pontual

Outro fator importante na entrevista de emprego é justamente a pontualidade. Chegue alguns minutos antes do combinado para a entrevista e saia de casa com bastante antecedência, afinal, imprevistos acontecem.

Essa pontualidade vai mostrar ao recrutador que você possui responsabilidade quanto aos seus compromissos, e esse pode ser um critério utilizado para escolher você.

3. Leia informações sobre a empresa

Nada melhor do que mostrar ao recrutador que você fez a lição de casa antes da entrevista de emprego. Nesse sentido, é essencial que você entenda sobre o mercado da empresa, sua área de atuação, a história de sua criação e outras informações que considere relevantes no momento da entrevista.

Além disso, entender sobre o funcionamento da empresa pode te ajudar a entender se aquele é o melhor local para você. Veja se a vaga que você está pleiteando tem um “match” com os seus valores!

4. Tenha em mente quais são seus objetivos

Em uma entrevista de emprego, é importante demonstrar quais são as suas ambições profissionais. Independentemente se você for conquistar aquela vaga ou não. Afinal, todos nós temos objetivos no mercado de trabalho.

Por isso, faça questão de demonstrar o quanto aquela vaga pode te ajudar a chegar no posto profissional que você deseja. Esse pode ser um fator de desempate que o recrutador pode utilizar para decidir quem fica com a vaga.

5. Tenha confiança

É vital deixar transparecer a sua confiança na entrevista de emprego. É claro que em certos momentos bate aquele nervosismo, mas o ideal é não deixar essa situação desestabilizar você.

Esteja preparado para falar sobre o seu currículo, experiências profissionais e também para perguntas que possam surgir de última hora. Dependendo da sua resposta, essas “perguntas surpresa” podem definir a sua entrada na empresa ou não. 

6. Seja ético

Por fim, mas não menos importante: seja ético na entrevista de emprego. Muitas pessoas aproveitam este momento para falar mal de outras experiências de trabalho.

Caso o seu trabalho anterior tenha sido turbulento, informe que houve uma incompatibilidade de interesses e que você saiu por isso.

Quando você opta por falar mal do seu trabalho anterior, esse tipo de informação pode não soar bem para o recrutador. Isso porque, ninguém quer contratar uma pessoa que pode prejudicar o ambiente de trabalho com uma pessoa antiética

Gostou das nossas dicas? Que tal compartilhá-las com alguém que vai fazer uma entrevista de emprego importante?

TAGS