Currículo em vídeo: veja dicas para fazer o seu!

Tendência entre vagas, o currículo em vídeo pode substituir etapas como o currículo comum ou a carta de apresentação.

O currículo em vídeo destaca habilidades requisitadas no mercado de trabalho como a comunicação e a produtividade
O currículo em vídeo destaca habilidades requisitadas no mercado de trabalho como a comunicação e a produtividade - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 05/12/2021 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

O currículo é hoje uma das ferramentas profissionais mais importantes para conseguir um emprego. É através dele que uma empresa sabe da sua formação, trajetória profissional e conquistas. Ele é tão importante que redes sociais profissionais, como o LinkedIn, apostam nesse formato para aproximar recrutadores e candidatos.

Mas e se a gente te contar que o currículo tradicional em papel ou em pdf estão com seus dias contados? Pois é. Ele não vai sumir, mas um outro formato de currículo vem ganhando popularidade entre os recrutadores: trata-se do currículo em vídeo.

O currículo em vídeo funciona exatamente da mesma maneira que um currículo tradicional. A diferença é que quem estará comunicando suas habilidades é você, através de um vídeo. É certo que, no momento, essa opção não substitui o currículo comum, mas ele pode ser utilizado como uma etapa do processo seletivo ou até mesmo como uma opção ao envio de carta de apresentação.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn no primeiro semestre de 2021, foi identificado que, para 75% dos profissionais de Recursos Humanos, o currículo padrão não é suficiente para avaliar habilidades comportamentais de um candidato. E, para 76% dos entrevistados, um vídeo seria útil para auxiliar essa avaliação.

Mas, é certo que várias companhias de grande porte já apostam nessa possibilidade e elas servem, muitas das vezes, como um critério de desempate entre candidatos.

Isso porque, através de um currículo em vídeo, é possível perceber as soft skills de um candidato, como a comunicação e a proatividade.

Confira abaixo dicas importantes para você que precisa produzir um currículo ou vídeo!

1. Escreva o que vai falar no vídeo

Uma das características mais bem vistas no mercado de trabalho é a comunicação assertiva. Por isso, nada de ficar enrolando na frente da câmera. Primeiro, separe um tempo para pontuar conquistas importantes na sua trajetória profissional.

Depois, crie um mini roteiro sobre tudo aquilo que você legal ter no vídeo para falar. Lembre-se de não deixar explícito que você está lendo um papel, afinal, a leitura pode ficar robotizada e prejudicar o seu andamento em um processo seletivo. Mantenha uma postura tranquila e confiante para chamar a atenção dos recrutadores!

2. Escolha um ambiente iluminado

Procure em sua residência um ambiente neutro e bem iluminado para fazer o seu currículo em vídeo. Isso porque, nessa etapa os recrutadores desejam saber mais sobre sua comunicação, produtividade e suas feições em situações de pressão. 

3. Crie pontos comuns entre a empresa e você

Uma característica muito admirada num processo seletivo é quando o candidato possui pontos em comum com a empresa. Isso pode acontecer de diversas maneiras: trabalhando em empresas de áreas semelhantes ou até mesmo características pessoais suas que se encaixem dentro da missão, visão e valores da empresa.

Para isso, estude muito bem a empresa, seu nicho de atuação e conheça a história da companhia. Vale lembrar que tudo isso precisa ser feito de maneira que o candidato não pareça desesperado pela vaga ou numa maneira de “puxar saco”.

Por fim, não se esqueça de se prontificar para mais esclarecimentos e de se mostrar como uma pessoa dedicada para quem assiste o currículo em vídeo, hein?!

Com informações de Forbes.