Como conseguir um emprego mesmo sem experiência profissional?

Uma das maiores dificuldades de quem quer seu primeiro emprego é justamente o fato de ser uma pessoa sem experiência. Confira como se destacar!

As soft skills são habilidades comportamentais muito valorizadas por recrutadores
As soft skills são habilidades comportamentais muito valorizadas por recrutadores - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 05/11/2021 às 16:30
Atualizado às 16:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Numa entrevista de emprego, conquista a vaga aquele que se destaca dos demais candidatos. E uma das principais formas de se destacar é apresentando uma sólida experiência profissional. Mas como fazer isso sendo um profissional sem experiência?

Pois é! Essa é uma dificuldade muito grande entre jovens que querem o seu primeiro emprego, mas também é presente entre universitários em busca de sua vaga de estágio.

Para conquistar a tão sonhada vaga de emprego, é necessário se reinventar e encontrar outros meios que ofereçam um destaque ao seu currículo. Vamos te mostrar agora a ter diferenciais no currículo mesmo sem experiência. 

Mulher realizando cursos para conseguir emprego sem experiência profissional
Cursos de qualificação podem te ajudar a sair à frente dos demais candidatos | Imagem: Shutterstock 

1. Invista em qualificação profissional

Uma maneira interessante de se destacar entre outras pessoas numa entrevista de emprego é tendo qualificação profissional. Enquanto muitos possuem experiência, você pode ter um conhecimento teórico a respeito daquele assunto.

E ter um conhecimento vira um argumento para conseguir um emprego, afinal, falar que gostaria de colocar a teoria em prática pode conquistar os recrutadores. 

Por isso, mire em uma oportunidade de trabalho. Por exemplo, assistente administrativo.

Procure na internet cursos gratuitos que podem te ajudar a ser um profissional melhor, como o conhecimento em um sistema, aprender a manusear os programas do pacote office e até mesmo saber o básico de uma língua estrangeira.

Sites como a Escola Virtual da Fundação Bradesco possuem muitos cursos que são úteis a profissionais sem experiência de forma gratuita. E essas qualificações podem te colocar à frente de outros candidatos que, às vezes, só possuem a prática e agem no piloto automático.

Além disso, esses cursos gratuitos possuem certificações que você pode colocar no seu currículo e preencher um espaço que falta de experiência profissional.

2. Foque em vagas de primeiro emprego

Muitas vezes, somente com qualificação profissional profissional fica difícil mesmo conseguir emprego sem experiência. Por isso, a dica é: foque em sites de vagas destinadas para primeiro emprego

No mercado de trabalho surgem sempre oportunidades de jovem aprendiz e vagas de emprego que buscam profissionais menos experientes. Essa é até uma alternativa para ser convidado mais vezes para processos seletivos.

3. Inclua destaques no seu currículo

Atualmente, uma das maiores dificuldades entre quem deseja conquistar o seu primeiro emprego é justamente o espaço que fica sobrando no currículo por ser uma pessoa sem experiência. 

Nesse sentido, a dica é saber aproveitar bem esses espaços. Inclua suas qualidades, as formações profissionais, trabalhos voluntários que você possa ter realizado em algum momento e outros destaques que considere importante para aquela vaga de emprego. 

Por exemplo, vamos supor que você deseja uma vaga de atendimento. Que tal incluir aquela experiência sendo recepcionista de algum evento que você participou? Essa é uma opção ótima de destacar experiências!

4. Foque em desenvolver soft skills

Do que adianta um profissional possuir diversas qualificações profissionais (hard skills), se ele não tiver as tão valorizadas soft skills. Para quem não conhece, soft skills são habilidades comportamentais que um candidato pode desenvolver.

Essas habilidades são comportamentos que você possui e que provavelmente vai demonstrar na sua rotina de trabalho. Por isso ela é tão importante e valorizada!

Sendo assim, procure desenvolver suas qualidades como a empatia, inteligência emocional, comunicação, flexibilidade, trabalho em equipe, gestão de tempo e outras características importantes e úteis no ambiente de trabalho.

Quando um profissional possui suas soft skills muito bem trabalhadas, ele acaba se destacando, mesmo sendo uma pessoa sem experiência. Então, não se esqueça de olhar e dar atenção para essas habilidades também.