Concurso da polícia penal de MG: edital com 2420 mil vagas é aberto; confira!

Vagas são para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal

Concurso público MG
Concurso público MG - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 19/08/2021 às 10:57
Atualizado às 10:57

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

O Instituto Nacional de Seleções e Concursos publicou nesta semana o edital do concurso da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) para selecionar candidatos para o provimento de cargos da carreira de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal no estado de Minas Gerais. 

Ao todo, serão preenchidas 2420 vagas, sendo 1944 vagas destinadas para homens e 476 para mulheres, todas com salário inicial de R$4.631,25. O edital ressalta ainda a reserva de 10% das vagas para candidatos PcD. 

Com relação à escolaridade dos candidatos, o requisito apresentado pelo edital é a conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio ou formação de nível superior, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

As inscrições para o concurso poderão ser feitas pelo site www.selecon.org.br, a partir do dia 22 de outubro de 2021 até o dia 21 de novembro de 2021. A taxa de inscrição é de R$49,16.

O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação, contudo, ele poderá ser prorrogado por mais dois anos, a critério da Administração. A carga horária de trabalho semanal é de 40h e o local de trabalho do candidato selecionado será determinado apenas no momento da posse, podendo ser qualquer cidade dentro do estado de Minas Gerais. 

Sobre o processo seletivo

O processo seletivo terá seis etapas, sendo elas: 

  1. Prova Objetiva e Redação - Classificatório e Eliminatório
  2. Prova de aptidão Psicológica e Psicotécnica - Eliminatório 
  3. Exames Médicos - Eliminatório
  4. Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos - Eliminatório 
  5. Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada - Eliminatório 
  6. Curso de Formação Técnico-Profissional - Classificatório e Eliminatório

As fases listadas acima serão realizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com exceção da primeira etapa, correspondente à Prova Objetiva e Redação, na qual o candidato poderá optar pelo município onde quer realizar a prova. 

Leia também