7 sites para procurar emprego e se recolocar no mercado de trabalho

A tecnologia transformou a tarefa de procurar emprego em uma atividade mais fácil. Confira essas opções

Atualmente, existem diversas opções de sites de emprego disponíveis no mercado
Atualmente, existem diversas opções de sites de emprego disponíveis no mercado - Shutterstock

por Redação FE
Publicado em 21/02/2022 às 19:00
Atualizado às 19:00

Facebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Se antigamente as pessoas buscavam vagas de emprego nos anúncios dos jornais ou bancas de revista, hoje tudo mudou e por meio de sites especializados. Agora, os candidatos têm acesso a diversas oportunidades Brasil adentro (e até afora).

Para quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho ou deseja (e precisa) retornar ao mercado, separamos 7 sites gratuitos que construirão essa ponte entre futuro empregado e empregador. Vamos conhecê-los?

1. LinkedIn

Começamos por ele, o LinkedIn, uma rede social com uma pegada diferente dos habituais Instagram e Facebook, já que por meio dela os usuários não compartilham o look do dia, mas sim sobre seus trabalhos.

Ao criar a sua conta na rede social, é importantíssimo que você dedique um tempo para preencher o seu perfil, já que este será o seu “crachá” na rede. Nome, cidade, onde e o que estudou, onde e com o que já trabalhou, cursos que já fez: informe tudo! Escolha uma foto com ar profissional e comece a criar a sua rede de contatos, adicionando colegas e ex-colegas de trabalho e pessoas que admira profissionalmente.

Feito isso, é hora de buscar as vagas de emprego publicadas por lá. No menu principal há a opção “Vagas”, por lá você poderá não só procurar vagas de seu interesse, como também criar alertas para que você seja avisado sempre que aparecer alguma nova oportunidade daquela área/localidade.

Algumas candidaturas são feitas diretamente pelo LinkedIn, com o compartilhamento do seu perfil da rede e de um currículo em anexo, mas muitas são cadastradas por meio de outras plataformas, como as que vamos listar abaixo. 

Importante: o LinkedIn também possui uma versão paga, que é o LinkedIn Premium. Por meio dele o candidato tem alguns privilégios, como maior visibilidade nas candidaturas e possibilidade de enviar mensagens diretamente ao recrutadores, contudo, caso você não possa investir nessa versão paga, a gratuita já te ajudará bastante!

2. Vagas

Como o próprio nome já diz, o Vagas reúne uma infinidade de vagas de emprego, das mais diversas áreas e localidades.

O cadastro é feito de forma gratuita e por meio dele o candidato poderá se aplicar para vagas em todo Brasil. O foco da plataforma é que o empregado encontre a empresa que será boa para ele e vice-versa. Por isso, a plataforma possui um extenso cadastro, o qual deve ser preenchido pelo usuário logo no primeiro acesso e que servirá de régua para que esse candidato possa se candidatar para as vagas disponíveis.

Para criar o seu perfil na plataforma, é só acessar o site da Vagas e escolher a opção “Cadastre-se gratuitamente”. Após isso, a plataforma irá guiar o candidato até o preenchimento do cadastro.

3. Infojobs

Com mais de 200 mil vagas de emprego cadastradas em seu banco de dados, o Infojobs também é uma ótima opção para aqueles que estão em busca de uma nova oportunidade.

As vagas disponíveis na plataforma atendem as mais diversas necessidades, uma vez que abrangem de Norte a Sul do país e possuem cargos bem variados. 

Além das vagas, a plataforma também possui uma opção de busca de cursos, área em que o usuário pode encontrar cursos de áreas diversas e também opções de cursos gratuitos.

Para se cadastrar na plataforma, o usuário deve acessar o site e escolher a opção “Cadastrar CV”, localizada no canto superior esquerdo da tela. A partir disso, ele deverá seguir os demais passos indicados pela plataforma. 

4. Catho

Agora, em uma versão gratuita, a Catho é uma das plataformas mais bem faladas entre os candidatos. Além das opções de busca por vagas filtradas por área de atuação, localidade e faixa salarial, a plataforma também disponibiliza aos seus usuários da versão gratuita a opção "Home office", trazendo apenas vagas que são classificadas como 100% remotas.

O cadastro na Catho também é bem simples, basta o candidato acessar o site e clicar na opção “Entrar”. Após isso, ele deve rolar a tela até visualizar a frase: Não tem cadastro? Comece por aqui. Ao clicar em “Comece por aqui”, a plataforma irá guiar o processo de cadastro de maneira bem clara. 

5. Goowit

O Goowit é uma plataforma diferentona, que mais parece uma rede social. Por meio dela, o candidato preenche o seu cadastro e também traça o seu perfil profissional, o qual é essencial para que a Goowit faça o que ela deseja: encontrar a vaga ideal para o candidato ideal.

O site oferece diversas opções de vagas, mas, além disso, possui também a opção “Networking”, que é basicamente uma rede profissional que você pode criar por meio da plataforma (função bem parecida com a oferecida pelo LinkedIn). 

Para se cadastrar o usuário deve acessar o site e clicar na opção “Cadastrar”. Na tela seguinte, é só clicar em “Criar conta” e seguir os passos direcionados pela plataforma. 

6. CIEE

É estudante e está em busca de um estágio na sua área? As duas últimas indicações aqui podem te ajudar nessa!

O site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) possui uma infinidade de oportunidades de estágio, sejam essas em empresas públicas ou privadas. O cadastro no site é feito de forma gratuita e a partir dele você conseguirá visualizar todas as vagas em aberto.

Para realizar o cadastro, os interessados devem acessar o site e clicar na opção Acessar/Cadastrar. Feito isso, uma nova tela irá aparecer e nela a opção “Estudante - Cadastre-se” deve ser escolhida. Após isso, é só preencher os dados e ir seguindo o caminho indicado pela plataforma.

7. Nube

Voltado para a inclusão do jovem no mercado de trabalho, a Nube é uma plataforma que atua especificamente com vagas de estágio. Por lá você consegue, gratuitamente, ter acesso a diversas oportunidades, nas mais diversas áreas e cidades. 

Para os interessados, o cadastro na plataforma é feito de maneira bem simples: acesse o site da Nube, passe o mouse em cima da opção “Candidato” e selecione a opção “Cadastre seu currículo”. Siga as instruções apontadas pelo site e tenha acesso às oportunidades que a plataforma possui.

Com a dica dos sites dada, finalizamos por aqui, mas sem antes deixarmos de frisar que, para que tenha sucesso na sua busca, é imprescindível que você dedique tempo para o preenchimento do seu cadastro e também para a aplicação nas vagas de interesse, já que será através dessas ações que a sua oportunidade certeira poderá te encontrar.

Leia também