7 sites gratuitos para procurar emprego e se realocar no mercado de trabalho

A vaga dos seus sonhos pode estar mais perto do que você imagina, a apenas um clique de distância

Sites para procurar emprego
Sites para procurar emprego - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 17/05/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Se antigamente as pessoas buscavam vagas de emprego nos anúncios dos jornais ou bancas de revista, hoje tudo mudou e por meio de sites especializados os candidatos têm acesso a diversas oportunidades Brasil adentro (e até afora).

Para quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho ou deseja (e precisa) retornar ao mercado, separamos 7 sites gratuitos que construirão essa ponte entre futuro empregado e empregador. Vamos conhecê-los?

1. Linkedin

Começamos por ele, o Linkedin, uma rede social com uma pegada diferente dos habituais Instagram e Facebook, já que por meio dela os usuários não compartilham o look do dia, mas sim o job do dia. 

Ao criar a sua conta na rede social, é importantíssimo que você dedique um tempo para preencher o seu perfil, já que este será o seu “crachá” na rede. Nome, cidade, onde e o que estudou, onde e com o que já trabalhou, cursos que já fez: informe tudo! Escolha uma foto com ar profissional e comece a criar a sua rede de contatos, adicionando colegas e ex-colegas de trabalho e pessoas que admira profissionalmente.

Feito isso, é hora de buscar as vagas de emprego publicadas por lá. No menu principal há a opção “Vagas”, por lá você poderá não só procurar vagas de seu interesse, como também criar alertas para que você seja avisado sempre que aparecer alguma nova oportunidade daquela área/localidade.

Algumas candidaturas são feitas diretamente pelo Linkedin, com o compartilhamento do seu perfil da rede e de um currículo em anexo, mas muitas são cadastradas por meio de outras plataformas, como as que vamos listar abaixo. 

Importante: o Linkedin também possui uma versão paga, que é o Linkedin Premium. Por meio dele o candidato tem alguns privilégios, como maior visibilidade nas candidaturas e possibilidade de enviar mensagens diretamente ao recrutadores, contudo, caso você não possa investir nessa versão paga, a gratuita já te ajudará bastante!

2. Vagas

Como o próprio nome já diz, o Vagas reúne uma infinidade de vagas de emprego, das mais diversas áreas e localidades.

O cadastro é feito de forma gratuita e por meio dele o candidato poderá se aplicar para vagas em todo Brasil. O foco da plataforma é que o empregado encontre a empresa que será boa para ele e vice-versa. Por isso, a plataforma possui um extenso cadastro, o qual deve ser preenchido pelo usuário logo no primeiro acesso e que servirá de régua para que esse candidato possa se candidatar para as vagas disponíveis.

Para criar o seu perfil na plataforma, é só acessar o site da Vagas e escolher a opção “Cadastre-se gratuitamente”. Após isso, a plataforma irá guiar o candidato até o preenchimento do cadastro.

3. Infojobs

Com mais de 200 mil vagas de emprego cadastradas em seu banco de dados, o Infojobs também é uma ótima opção para aqueles que estão em busca de uma nova oportunidade.

As vagas disponíveis na plataforma atendem as mais diversas necessidades, uma vez que abrangem de Norte a Sul do país e possuem cargos bem variados. 

Além das vagas, a plataforma também possui uma opção de busca de cursos, área em que o usuário pode encontrar cursos de áreas diversas e também opções de cursos gratuitos.

Para se cadastrar na plataforma, o usuário deve acessar o site e escolher a opção “Cadastrar CV”, localizada no canto superior esquerdo da tela. A partir disso, ele deverá seguir os demais passos indicados pela plataforma. 

4. Catho

Com versão gratuita e paga, a Catho é uma das plataformas mais bem faladas entre os candidatos. Além das opções de busca por vagas filtradas por área de atuação, localidade e faixa salarial, a plataforma também disponibiliza aos seus usuários da versão gratuita a opção "Home office", trazendo apenas vagas que são classificadas como 100% remotas.

O cadastro na Catho também é bem simples, basta o candidato acessar o site e clicar na opção “Entrar”. Após isso, ele deve rolar a tela até visualizar a frase: Não tem cadastro? Comece por aqui. Ao clicar em “Comece por aqui”, a plataforma irá guiar o processo de cadastro de maneira bem clara. 

No site da Catho você encontra mais informações sobre a versão paga da plataforma e quais são os principais benefícios - entre eles, há a possibilidade de realização de cursos, aplicação para vagas exclusivas, etc. Contudo, novamente frisamos: está sem grana? Mergulhe na versão gratuita!

5. Goowit

O Goowit é uma plataforma diferentona, que mais parece uma rede social. Por meio dela, o candidato preenche o seu cadastro e também traça o seu perfil profissional, o qual é essencial para que a Goowit faça o que ela deseja: encontrar a vaga ideal para o candidato ideal. 

O site oferece diversas opções de vagas, mas, além disso, possui também a opção “Networking”, que é basicamente uma rede profissional que você pode criar por meio da plataforma (função bem parecida com a oferecida pelo Linkedin). 

Para se cadastrar o usuário deve acessar o site e clicar na opção “Cadastrar”. Na tela seguinte, é só clicar em “Criar conta” e seguir os passos direcionados pela plataforma. 

6. CIEE

É estudante e está em busca de um estágio na sua área? As duas últimas indicações aqui podem te ajudar nessa!

O site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) possui uma infinidade de oportunidades de estágio, sejam essas em empresas públicas ou privadas. O cadastro no site é feito de forma gratuita e a partir dele você conseguirá visualizar todas as vagas em aberto.

Para realizar o cadastro, os interessados devem acessar o site e clicar na opção Acessar/Cadastrar. Feito isso, uma nova tela irá aparecer e nela a opção “Estudante - Cadastre-se” deve ser escolhida. Após isso, é só preencher os dados e ir seguindo o caminho indicado pela plataforma.

7. Nube

Voltado para a inclusão do jovem no mercado de trabalho, a Nube é uma plataforma que atua especificamente com vagas de estágio. Por lá você consegue, gratuitamente, ter acesso a diversas oportunidades, nas mais diversas áreas e cidades. 

Para os interessados, o cadastro na plataforma é feito de maneira bem simples: acesse o site da Nube, passe o mouse em cima da opção “Candidato” e selecione a opção “Cadastre seu currículo”. Siga as instruções apontadas pelo site e tenha acesso às oportunidades que a plataforma possui.

Com a dica dos sites dada, finalizamos por aqui, mas sem antes deixarmos de frisar que, para que tenha sucesso na sua busca, é imprescindível que você dedique tempo para o preenchimento do seu cadastro e também para a aplicação nas vagas de interesse, já que será através dessas ações que a sua oportunidade certeira poderá te encontrar.

Leia também