7 dicas simples para se preparar para uma entrevista online

É fato: alguns cuidados podem fazer toda a diferença na hora da entrevista

Entrevista
Entrevista - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 26/06/2021 às 14:00
Atualizado às 14:00

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Do final de 2019 para cá, o mundo todo transformou - e vem transformando - a sua relação com as ferramentas tecnológicas. Com a pandemia da Covid-19, plataformas como Google Meet, Zoom e Skype se tornaram verdadeiras aliadas, especialmente das pessoas que tiveram seus escritórios, salas de aula e demais atividades transferidas para dentro de casa.

Com boa parte da rotina sendo intermediada por algum tipo de tela, seja esta do computador, smartphone ou tablet, não demorou muito para atividades como as entrevistas de emprego serem transferidas também para o universo digital. 

Por isso, hoje estamos aqui para ajudar você, candidato(a), com dicas simples mas que farão total diferença na hora da sua entrevista online. Vamos lá!

1 - Cadastre-se na plataforma que será utilizada

Com antecedência, confirme com o responsável da entrevista qual plataforma será utilizada e faça o cadastro antecipado, se necessário.

2 - Faça o acesso à plataforma 

Realize um teste de acesso à plataforma por meio do dispositivo que utilizará na entrevista antes do grande dia. 

Em smartphones e tablets, você provavelmente terá que baixar o aplicativo da plataforma em seu aparelho. Faça isso através das lojas virtuais e, caso tenha alguma dificuldade, procure no YouTube, pergunte aos filhos, acione os irmãos, ligue para os vizinhos. Não deixe de pedir ajuda, hein! 

No computador, poucas plataformas exigem essa ação de baixar algum sistema, porém, existem várias plataformas e cada uma possui regras diferentes, então teste uma, duas ou quantas vezes forem necessárias até que você fique tranquilo(a) e não seja pego de surpresa nessa etapa. 

3 - Separe o local adequado para a entrevista

Com a maioria das atividades sendo transferida para dentro das casas, é comum (e totalmente compreensível) que reuniões sejam interrompidas por choros de crianças, campainhas, latidos, etc. Mas se algumas situações mais previsíveis pudermos evitar, melhor, não é mesmo?! 

Avise as pessoas que dividem a casa com você e peça a colaboração de todos. É importante que no local escolhido para a entrevista você se sinta confortável e que ele seja o mais silencioso possível. 

Lembre-se de checar também se ele possui um bom sinal de internet. Toda casa tem aqueles cantinhos em que o sinal é mais fraco. 

4 - Look do dia e enquadramento ideal

Em reuniões online, é comum as pessoas se arrumarem apenas “na parte de cima”, deixando as calças do pijama escondidas embaixo da mesa, ou até mesmo ficarem 100% de pijama, mantendo a câmera desligada. No caso da entrevista, nenhuma dessas opções são indicadas!

Vista a roupa que você usaria se fosse em uma entrevista presencial e, antes de entrar na reunião para valer, enquadre a câmera de forma que seu rosto fique bem visível. O entrevistador quer conversar com você e, neste caso, isso inclui te conhecer fisicamente - ainda que a distância. 

5 - Concentre-se apenas na entrevista

Ao participar de uma reunião virtual, algumas pessoas tendem a deixar outras abas ou aplicativos abertos, o que pode contribuir para momentos de desatenção, especialmente com barulhos indesejados. 

Por isso, lembre-se de, na hora da entrevista, manter apenas a plataforma aberta. 

6 - Tá liberado anotar!

Recomendamos acima que as outras janelas e aplicativos sejam fechados, mas o caderninho para anotar informações importantes ou dúvidas a serem tiradas está mais do que liberado!

7 - O tal do delay 

A gente faz o possível para manter tudo perfeito, mas aí vem ele, o delay.

Para quem não conhece, delay nada mais é do que um atraso na transmissão. Sabe quando você está assistindo um jogo de futebol e o seu vizinho só grita “gol” alguns segundos depois que você? Pois então, isto é um exemplo de delay.

Se durante a entrevista você notar que a plataforma está com este atraso na transmissão, mantenha a calma e dê um tempinho extra para a pessoa te responder. É interessante, nesse momento, falar devagar, para que a sua mensagem possa ser entendida lá do outro lado. 

Dicas lidas, anotadas e executadas? Então agora respire fundo, tome uma água e aguarde o e-mail com a mensagem: “A vaga é sua!”

Leia também