5 dicas para tornar o trabalho em home office mais harmonioso

Psicólogo indica caminhos que podem te ajudar bastante durante esse período de home office

Deixe seu home office mais produtivo e harmonioso
Deixe seu home office mais produtivo e harmonioso - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 27/06/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Estamos chegando ao fim da segunda quinzena de junho e, para muitos profissionais, isso quer dizer que completamos agora 16 meses de home office. Amado por muitos, detestado por tantos outros, o trabalho remoto vem sendo uma realidade de muitos trabalhadores ao longo dos últimos meses e vem promovendo uma nova forma de se relacionar com o trabalho, com a casa e com a junção trabalho + casa. E será que essas pessoas que estão trabalhando de casa estão bem

Bom, de acordo com o Psicólogo e membro da Doctoralia Hayslam Nicacio, os sintomas mais comuns durante esse período de isolamento social têm sido a insônia, irritabilidade e ansiedade. “O fato de não sabermos quando essa situação irá terminar tem gerado uma apreensão muito grande, devido a essa falta de perspectiva. É muito comum, na grande maioria das pessoas, uma necessidade de controle sobre as coisas, o outro e a própria vida. A sensação de controle sempre foi uma ilusão, mas a pandemia veio escancarar essa realidade”, explica o profissional.

Para auxiliar aqueles que estão em busca de dar um “up” em seu home office e de tornar seus dias de trabalho em casa mais produtivos e harmoniosos, Nicacio elencou 5 dicas que podem ajudar esses profissionais. Confira abaixo!

1) Cada um no seu espaço

Eu sei, é difícil não descontar suas frustrações nas pessoas mais próximas. Acaba sendo quase automático, né? Mas “bora” desligar esse modo automático aí! O momento é complicado, mas se ele for pautado na união e cooperação, será mais suportável.

Para aqueles que dividem a casa com familiares, o respeito dos espaços individuais se torna ainda mais importante. Como o convívio está mais intenso, é sempre bom, se possível, que cada um tenha o seu canto, o seu momento sozinho. As crianças precisam de condições adequadas para estudar e os adultos para trabalhar. Quando esses espaços são invadidos ou desrespeitados, o home office fica muito prejudicado.

2) Corpo são, mente sã

O fato de passarmos mais tempo dentro de casa pode gerar sedentarismo em quem não tinha ou agravar onde ele já existia. Nesse momento, precisamos ser criativos para não nos entregarmos à lassidão física. 

Para aqueles que possuem academia no condomínio, funcionando com hora marcada, #partiu agendar um horário. Aqueles que não têm esse recurso, podem usar aplicativos com roteiros de exercícios para serem feitos em casa mesmo. O importante é não se deixar intimidar pelas limitações do momento (com segurança, claro!), uma vez que o movimento do corpo também colabora para um home office mais frutífero.

3) Cuide da convivência em família

Os pais com filhos pequenos estão sendo desafiados no grau máximo durante esse período de isolamento social. Crianças menores são extremamente apegadas aos pais e muitas vezes não aceitam o afastamento de poucos minutos que seja. Imagine então como é fazer uma reunião de trabalho com muito tempo de duração, nessas circunstâncias, sem a presença dos filhos? É uma missão quase impossível!

Por isso, como citamos na Dica 01, o companheirismo nunca se fez tão necessário para enfrentar esse desafio. Sensibilizar a família para o engajamento num clima de cooperação é fundamental, mas expor essa questão aos seus colegas de trabalho também é importantíssimo. Estamos todos em casa e, apesar dos esforços, imprevistos acontecem, especialmente quando envolvem crianças. 

Dica extra: que tal implantar no lar reuniões familiares? Abrir um espaço para que todos possam contribuir com sugestões e ideias para lidar com essa situação da melhor forma possível pode ser uma ótima ideia. 

4) Aprender a conjugar o verbo suportar.

É fato: o desespero nunca solucionou problema algum em nenhuma época da humanidade. Por isso, precisamos de estratégias, como as listadas acima, para desenvolver a calma, a confiança e o otimismo durante esse período de trabalho em casa. Não podemos desanimar! As dificuldades são inerentes à caminhada humana e nós somos capazes de suportar e superar mais desafios do que imaginamos. Vai passar!

5) Ninguém tem que dar conta de tudo sozinho

É trabalho para ser feito, criança para brincar, casa para limpar, louça para lavar, mercado para fazer... É, é realmente MUITA coisa!

Por isso, se você perceber que não está conseguindo administrar os problemas sozinho, não hesite em pedir socorro! As pessoas têm uma tendência de deixar a situação ficar crítica, passar do limite para tomar providência, mas não precisa ser assim. 

Muitos profissionais, da Psicologia e da Medicina, já adotaram o atendimento on-line. Há pessoas que tiveram uma resistência no início, com receio de não se adaptarem, mas, logo que fizeram a primeira sessão, perceberam que é possível dar sequência no tratamento de forma on-line sem problema algum. 

A sociedade está mudando em vários aspectos e uma das maiores virtudes humanas é a sua capacidade de adaptação. Essa é a palavra de ordem: adaptação. Persistir em velhos padrões arraigados é uma verdadeira barreira ao progresso.

Leia também