Vendas por assinatura: como se beneficiar dessa prática?

Impulsionada por streamings, as vendas por assinatura ou economia de recorrência podem ser uma estratégia para seu produto ou serviço.

As vendas por assinatura agregam em experiência e vantagens para os consumidores
As vendas por assinatura agregam em experiência e vantagens para os consumidores - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 25/11/2021 às 10:30
Atualizado às 10:30

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Que os streamings fazem muito sucesso, a gente já sabe. É possível ter um ótimo serviço, pagando bem pouco. Mas uma das “magias” que fazem com que esses serviços valham a pena para o consumidor é justamente as vendas por assinatura, também conhecidas no mercado como economia de recorrência

Essa é uma estratégia muito utilizada por empresas que estão exclusivamente no mundo digital, já que a assinatura foi popularizada com a internet. Mas e você que é empreendedor, será que é possível se beneficiar com essa prática?

Sim, é possível. E o mais legal é que ela é uma estratégia possível para diversos tipos de negócio, independentemente da categoria. Além disso, a recorrência abre a possibilidade de consolidação do seu negócio.

Um dos fatores que podem explicar a popularização e o crescimento das vendas por assinatura é a pandemia. Segundo a Global Consumer Insights Survey 2020, 45% das pessoas passaram a utilizar o celular como um canal de compra no lockdown. Ou seja, as pessoas ficaram mais propensas a assinar serviço pela internet.

Atualmente, existem três categorias de empreendedorismo que se beneficiam da economia de recorrência. Entre elas, estão os criadores de infoprodutos, os afiliados (vendedores comissionados por vendas) e também as empresas que comercializam dentro de ambientes virtuais, sejam em lojas ou prateleiras virtuais.

Quais as vantagens da venda por assinatura?

Entre as principais vantagens de realizar a venda por assinatura de seus produtos ou serviços está na previsibilidade de faturamento mensal. Isso porque, um plano de assinatura possui períodos (mensal, semestral e anual), então o valor que você receberá de receita é certo.

Além disso, a venda por assinatura ajuda o empreendedor a evitar as oscilações no faturamento. Por exemplo, há meses que um mês vai bem e no outro, muito mal. E isso é muito comum dentro de pequenos negócios. Então, ter a garantia de que um dinheiro vai entrar todos os meses no seu fluxo de caixa é ótimo, não é verdade?

Vale lembrar que a compra por assinatura também é vantajosa para quem consome. Assim, o seu cliente terá acesso ao conforto, comodidade e praticidade, sem a necessidade de participar de processos burocráticos. 

Por fim, outro fator que agrega e muito para que as vendas por assinatura sejam um sucesso está na experiência. Até porque, o seu consumidor criará um vínculo com a sua marca, aumentando a confiança dos seus serviços e a fidelização de clientes. 

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