A onda dos cursos online e as oportunidades de negócios por detrás dela

O mercado de lançamentos de cursos online está em alta e possui grandes oportunidades

Cursos online
Cursos online - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 28/04/2021 às 11:03
Atualizado às 11:03

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Se antes você nunca havia experimentado participar de um curso online, de curta ou longa duração, podemos afirmar que a pandemia provavelmente alterou essa realidade por aí. Essa afirmação parte de um levantamento feito pela Catho Educação, no qual o Brasil mostrou um aumento de 68% nas inscrições para cursos EaD ou semipresenciais nos primeiros meses da pandemia. 

O nicho dos cursos online tem movimentado milhões e está em ampla expansão, contudo, o sucesso de um curso online está também na maneira como ele é apresentado ao público, afirma Euríler Júnior, criador da Sparta, uma das cinco maiores agências de lançamentos do Brasil neste segmento. “Este meio tem métodos específicos de venda e ainda são poucos os que realmente dominam”, explica o CEO.

Quais seriam esses métodos que fazem um curso online “bombar” ou não? 

De nada adianta programar um curso perfeito, muito bem trabalhado e organizado, mas não ter nem um aluno matriculado, não é mesmo? É como se todo aquele trabalho, aqueles anos de estudo, fossem por água abaixo.

Euríler conta que, para auxiliar no alcance e aderência a esses cursos, as agências de lançamento especializadas contam com um grande aliado: o marketing digital. “Técnicas de marketing digital e vendas bem aplicadas alavancam sua voz, sua marca e seu impacto para milhares de pessoas ao mesmo tempo, e você pode entregar o produto de forma muito rápida”, afirma o empresário.

Dessa forma, entende-se que as corretas técnicas e práticas de marketing, quando aplicadas no lançamento de um curso, podem fazer toda a diferença no sucesso de vendas ou não. 

Aprender sobre marketing de lançamento é interessante apenas para quem quer lançar um curso online?

Claro que não! Para aqueles que possuem a intenção de lançar um curso, as técnicas de marketing e vendas podem auxiliar no aprimoramento do material, já que elas irão lapidar aquele projeto conforme o perfil do público, e também serão muito bem utilizadas na organização do lançamento do material.

Agora, para aqueles que não possuem a intenção a curto prazo de lançar algum produto próprio online, as técnicas de marketing digital e vendas podem ser uma oportunidade de negócio, envolvendo a área de prestação de serviço. 

Você não tem um curso para lançar, mas com certeza existe alguém ao seu redor que está em busca de um profissional que saiba fazer este trabalho. “O marketing digital é promissor e está crescendo, ainda existe um mar de oportunidades e, pra mim, as maiores oportunidades estão no mercado de lançamentos”, finaliza Euríler.

Leia também