O que é necessário para empreender em 2022? Veja 3 dicas!

Quer empreender em 2022, mas não sabe por onde começar? Então continue a leitura que a gente te conta!

Para empreender, é necessário muita garra e força de vontade!
Para empreender, é necessário muita garra e força de vontade! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 28/12/2021 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Agora que já passamos do Natal, é comum ficarmos saudosos com aquilo que cumprimos no ano e o que não conseguimos cumprir. A dica de hoje é justamente olhar para esses planos que você não conseguiu colocar em prática em 2021 e executá-los no próximo ano.

Se uma das suas metas é empreender em 2022, saiba que estamos aqui para ajudar você a já começar sem errar. Por isso, confira essas três dicas que podem ser muito valiosas para você que vai ser dono de seu próprio negócio. Confira!

1. Ter em mente que estamos em um cenário econômico desfavorável

Verdade seja dita, a economia brasileira não está das melhores! Por isso, se você quer empreender em 2022 e está muito otimista e sonhador, é necessário parar um pouco e analisar o cenário com um pouco mais de cautela.

Isso não significa que você não tenha direito de ser otimista, mas é importante fazer isso com os pés no chão e agir com passos calculados para não perder dinheiro. Também é válido lembrar que ninguém faz sucesso da noite para o dia, então lembre-se que para chegar onde quer, você terá que suar muito a camisa, viu?

Apesar do cenário caótico, é possível empreender em 2022. Basta planejar com calma, e aqui vão detalhes que você não pode deixar de lado neste momento:

  • crie uma reserva de emergência;
  • desenhe cenários de baixa para o seu negócio; 
  • tenha em mente que você não terá um retorno rápido ou lucros exorbitantes; 
  • vislumbre soluções prévias para algumas situações comuns, como um aluguel reajustado, uma baixa nas vendas, perda de funcionários, problemas técnicos, falta de insumos.

2. Separe a sua pessoa física da sua pessoa jurídica

Muitos microempreendedores possuem dificuldades de separar a pessoa física da pessoa jurídica por serem uma empresa de uma pessoa só. No entanto, toda empresa é uma empresa, independentemente do tamanho que ela possua.

Por isso, o primeiro passo de uma empresa é saber trabalhar bem a pessoa física e a pessoa jurídica como coisas distintas, senão as coisas acabam se atropelando e lá na frente pode trazer consequências que não são legais para um empreendedor iniciante.

Para começar a empreender em 2022 com o pé direito, é preciso que você invista num bom plano de negócios. Essa é uma ferramenta que pode te auxiliar e te ajudar a visualizar a sua empresa como uma empresa que ela de fato vai ser.

Com ele, você pode decidir sobre a melhor opção de formato da empresa, sua atuação, nicho, se será físico ou virtual, entre outros passos que a abertura de uma empresa exige. Entidades como o Sebrae, por exemplo, podem ajudar nessa missão.

3. Invista em divulgação

Conseguiu colocar a ideia empresa do papel? Então, agora é o momento de colocar essa ideia em prática. Para isso, nada melhor do que começar a divulgar o seu novo negócio por aí, não é verdade?

Atrair clientes é essencial para a sobrevivência da sua empresa, principalmente em seus primeiros meses de vida. Por isso, você pode investir em estratégias de marketing para atrair pessoas para se tornarem seus futuros clientes.

Você não precisa contratar um profissional para isso no começo. Aos poucos, você pode ir fazendo do seu jeito e, conforme retorno, pode contratar um profissional para essa parte. O importante é entender o comportamento do seu público e ir atrás deles nesses locais, seja com panfletos, posts e anúncios na internet.

Sabendo dessas três dicas fica mais fácil de empreender em 2022!