Natal vem aí! Como empreendedores podem vender mais na data?

Passada a Black Friday, consumidores já se organizam para comprar os itens da ceia e os presentes de Natal. Veja agora dicas para vender mais na data.

Para vender mais no Natal e Ano Novo é necessário ter estratégia!
Para vender mais no Natal e Ano Novo é necessário ter estratégia! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 30/11/2021 às 10:30
Atualizado às 10:30

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Apenas a um dia de entrar oficialmente em dezembro, já é possível observar a quantidade de consumidores atrás de itens natalinos. Por isso, todo empreendedor deve estar atento para aproveitar o período e vender mais!

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que as vendas de Natal movimentem cerca de R$ 34,3 bilhões no comércio varejista. Esse número representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nesse sentido, é importante que o comerciante se beneficie ao máximo das vendas de Natal. Então preparamos algumas dicas que podem ser úteis para vender mais!

1. Entre no clima natalino!

Uma das coisas mais apreciadas quando finalmente chegamos ao período de Festas de Fim de Ano é a decoração. E elas realmente atraem mais clientes!

Por isso, se você tiver um ponto comercial físico, invista em adornos natalinos bem chamativos. Afinal, enfeites atraem clientes e clientes atraem mais vendas.

Se o seu e-commerce só funciona pela internet, também é possível fazer fotos dos itens à venda com pequenos artigos natalinos. Por exemplo, utilizar pisca-piscas ou utilizar uma árvore de Natal ao fundo são apenas algumas formas de vender mais neste Natal.

2. Realize uma análise de crescimento

A análise de crescimento é uma ferramenta essencial para qualquer empreendedor. Assim, é possível mensurar a maneira que você pode agir nas ofertas de fim de ano. 

Para fazer isso, é importante que você considere três pontos:

  • como foi o volume de vendas nos últimos três meses;
  • como foi a aceitação de preços pelos seus clientes;
  • e se faltou ou sobrou produtos.

É válido também analisar quais são os produtos da moda, se eles podem ser adaptados para o seu tipo de negócio e pensar em experiências temáticas.

3. Foque na experiência do seu cliente

Falando em experiência, esse é outro quesito importante que é aliada para vender mais no Natal. Então foque em propiciar uma experiência diferente ao seu consumidor. Isso pode acontecer de diversas maneiras: desde o atendimento em horário estendido, quanto com o oferecimento de brindes. 

A experiência do consumidor é hoje uma das maiores responsáveis pela fidelização de clientes. Por isso, lembre-se que é possível ter clientes para além do Natal e Ano Novo com pequenas atitudes.

4. Crie promoções diferentes 

Toda maneira de se destacar do concorrente é válida, não é verdade? Sendo assim, que tal se destacar oferecendo promoções que fujam dos padrões já conhecidos para essa época. 

Comece analisando seus principais concorrentes e veja o que tem sido oferecido para este período. Após esse estudo, desenvolva uma proposta de promoção diferenciada e veja se funciona!

5. Esteja preparado para alta demanda

Vale lembrar que apesar de todas essas táticas serem fundamentais, é necessário que você estruture o seu comércio para essa alta demanda de vendas. Se possível, tenha uma rede de apoio com você para que tudo saia dentro do previsto.

Não se esqueça também de dar atenção às redes sociais, pois elas são hoje um importante cartão de visita para os seus serviços, tudo bem? 

6. Ofereça variedade na hora do pagamento

Muitos empreendedores costumam perder vendas importantes por não disponibilizarem opções de pagamento que se adequem ao bolso do consumidor. Hoje em dia, é possível fazer pagamentos até pelo WhatsApp.

Então ofereça novidades aos seus clientes! Não se esqueça das máquinas de cartão de crédito ou até mesmo do queridinho do momento, o Pix. Eles podem te ajudar a vender mais e a alavancar seu negócio nesse final de ano.

Gostou das dicas? Que tal compartilhá-las com um empreendedor que precisa alavancar as vendas para as Festas de Fim de Ano?!