Empreendedor, confira 4 dicas para transformar a sua pequena ou média empresa em um negócio digital

Trazer a sua pequena ou média empresa para a internet só tem benefícios. Veja como é fácil transformar o seu negócio!

Ter uma presença online traz mais credibilidade ao seu negócio | Imagem: Shutterstock
Ter uma presença online traz mais credibilidade ao seu negócio | Imagem: Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 05/10/2021 às 16:19
Atualizado às 16:19

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Apesar da pandemia ter trazido à tona a necessidade das empresas estarem no online, ainda existem muitas pequenas e médias empresas que sentem dificuldades de se consolidarem no ambiente digital.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook, a taxa de fechamento de pequenas e médias empresas (PME) voltou a subir no início deste ano. E isso, depois de um período de estabilidade que essa taxa se encontrava desde outubro de 2020.

Por isso, é muito importante que você, empreendedor, saiba se impor estrategicamente no mercado digital. Essa pode ser uma ótima oportunidade de aumentar suas vendas e de diminuir custos, já que há menos custos para ter uma presença online.

Então continue a leitura deste artigo e confira 4 dicas para transformar a sua pequena ou média empresa em um negócio digital. 

1. Invista em um site!

Em primeiro lugar, para garantir uma presença online no ambiente digital, é importante que você possua um site. Essa ferramenta serve como um cartão de visitas para o seu negócio e pode te ajudar a impulsionar seus produtos e serviços.

Um site pode ajudar as pessoas a localizarem você pelo Google, além de passar um quê de profissionalismo e credibilidade ao seu negócio!

Nesse sentido, é necessário que você invista em um profissional de programação, para que ele possa criar um site com todos os critérios de segurança e de confiança para os usuários que acessem ao seu domínio.

2. Pense também em uma loja virtual e em soluções de pagamento

Além do site, é muito importante que você, empreendedor de uma pequena ou média empresa, invista em uma loja virtual e em soluções de pagamento.

Ambos estão diretamente ligados ao site, e podem garantir o seu sucesso no ambiente digital. 

Para você que ainda não consegue arcar com o valor de investir em um site que ofereça uma loja virtual, vale a pena utilizar redes sociais como Facebook e o Instagram. Elas oferecem um ambiente um pouco menor, mas que podem impulsionar o seu produto ou serviço.

3. Tenha um e-mail profissional

Antes de mais nada, vale lembrar que essa não é uma das soluções mais recentes do mercado, já que o e-mail profissional existe há bastante tempo. Mas ele também pode ser uma maneira de inserir a sua marca no ambiente digital.

Além de profissional, o e-mail é uma peça fundamental para separar aquilo que é da pessoa física do que é da pessoa jurídica, algo que pequenos empreendedores às vezes possuem dificuldade de separar.

4. Crie conteúdo nas redes sociais

Uma outra forma de incluir a sua pequena e média empresa no ambiente digital é criando e produzindo conteúdo para as redes sociais. 

Invista em assuntos que possam ser complementados com o seu produto ou serviço, crie textos para blog, postagens em redes sociais como o Facebook, Instagram e até mesmo o queridinho do momento, o TikTok.

Com uma estratégia adequada e um marketing de conteúdo alinhado ao seu nicho de mercado, é possível se tornar uma referência e se transformar em um negócio digital.

Fontes:Locaweb e Exame

TAGS