Conheça 5 tendências para o mercado empreendedor neste ano

Janeiro já está aí e esse é o momento ideal para acompanhar as tendências do mercado empreendedor para 2022. Leia e descubra!

Fique atento as novidades para o mercado empreendedor em 2022
Fique atento as novidades para o mercado empreendedor em 2022 - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 14/01/2022 às 16:30
Atualizado às 16:30

Facebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Passada a primeira quinzena de janeiro, é hora de se planejar para o resto de 2022. Então que tal descobrir quais são as tendências para o mercado empreendedor neste ano?

Confira a seguir!

1. Liberdade para trabalhar onde quiser

Com a ascensão do home office, as pessoas passaram a ter mais liberdade geográfica. Agora, dá para trabalhar de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. E o mesmo vale para encontros presenciais.

Por isso, é importante manter um bom relacionamento e se possível, estender seu tipo de negócio para a internet. Assim é possível atender a públicos diferentes de qualquer parte do Brasil e quem sabe do mundo.

2. Vínculos verdadeiros

Nunca foi tão importante saber fidelizar seus clientes. Mas, mais importante que isso é justamente saber se relacionar e criar vínculos verdadeiros. Depois da Covid-19, muitas pessoas ficaram mais fragilizadas, seja pelo trauma de vivenciar a pandemia ou pela perda de uma pessoa querida. 

Sendo assim, é extremamente necessário que você, como uma pessoa que está no mercado empreendedor, desenvolva habilidades como a empatia. Ela podem fazer a total diferença na vida do seu negócio e principalmente para o seu cliente.

3. Sensação de pertencimento

Para um pequeno empreendedor, é extremamente importante o foco nessa sensação de pertencimento a uma comunidade. Durante a pandemia, houve um esforço muito grande para que as pessoas consumissem e priorizassem os pequenos negócios locais

Essa é uma tendência no mercado empreendedor que veio para ficar. Então, vale a pena investir na atuação local do seu negócio!

4. Saúde mental

A vida pós-pandemia também trouxe atenção para problemas que antes eram invisibilizados. É o caso de doenças como a ansiedade, a depressão e o burnout. Por isso, a quarta tendência para o mercado empreendedor em 2022 é: cuide de você!

Muitos empreendedores acabam se sobrecarregando por conta das atividades e pela solidão que é viver de negócios. Não deixe de pedir ajuda, caso seja necessário e fique atento aos sinais de esgotamento.

5. Adesão a recursos tecnológicos

Por último, mas não menos importante: faça das novas tecnologias a sua aliada. Através das redes sociais ou de aplicativos, é possível levar seu produto ou serviço para qualquer lugar. Durante a pandemia, a tecnologia foi capaz de salvar muitos negócios de fecharem de maneira precoce. O lado bom é que, mesmo que a Covid-19 vá embora, o uso da tecnologia permanecerá para muitos comércios.

Com informações de G1.