Conheça as marcas brasileiras mais valiosas de 2021

Realizada pela consultoria global de marcas Interbrand, já é possível saber quais são as marcas brasileiras mais valiosas do ano. Confira agora!

Quando somadas, essas 25 marcas ultrapassaram o valor de R$ 144 bilhões
Quando somadas, essas 25 marcas ultrapassaram o valor de R$ 144 bilhões - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 13/12/2021 às 16:30
Atualizado às 17:04

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Anualmente, a consultoria de marcas Interbrand realiza um levantamento para saber quais foram as marcas que se destacaram durante aquele ano. E aqui no Brasil, não poderia ser diferente. 

De acordo com o ranking de marcas brasileiras mais valiosas de 2021, as posições não mudaram muito. Dentre as cinco maiores, se mantiveram aquelas que já ocupavam o lugar em 2020. A diferença é que agora a lista conta com duas marcas recém chegadas: a Claro (que ocupa o 14ª lugar) e a Hering (que ocupa a 25ª posição).

Além disso, quando somadas, essas 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 144 bilhões. Juntas, elas representam um crescimento de 7% na comparação com a edição anterior da Interbrand, em 2020.

O estudo também mostra que o crescimento médio do valor das marcas da tabela nesse ano foi de 9%. Isso significa que essas empresas tiveram uma rápida recuperação depois do início da pandemia, em 2020.

O setor de varejo se destaca pelo terceiro ano consecutivo. Apresentando o maior crescimento, foi possível observar que as empresas dessa área aumentaram sua representatividade. Isso se dá através da entrada da Americanas no top 10 e pela chegada da Magazine Luiza a oitava posição.

O que é considerado na lista de marcas brasileiras mais valiosas?

Dentro do estudo da Interbrand, a consultoria considera critérios como informações financeiras públicas, resultados de marcas, lucros e índice de força de marca. E o resultado disso são as 25 marcas brasileiras mais valiosas de 2021.

Confira a seguir o ranking e o valor de cada uma dessas empresas!

Marcas brasileiras mais valiosasValor de marca
1. ItaúR$ 40,53 bilhões
2. BradescoR$ 27,51 bilhões
3. SkolR$ 18,82 bilhões
4. BrahmaR$ 12,78 bilhões
5. NaturaR$ 10.22 bilhões
6. Banco do BrasilR$ 9,89 bilhões
7. ValeR$ 3,27 bilhões
8. Magazine LuizaR$ 2,9 bilhões
9. VivoR$ 2,83 bilhões
10. AmericanasR$ 1,79 bilhão
11. XP IncR$ 1,77 bilhão
12. RennerR$ 1,74 bilhão
13. IpirangaR$ 1,16 bilhão
14. ClaroR$ 1,08 bilhão
15. CieloR$ 1,06 bilhão
16. DrogasilR$ 1,05 bilhão
17. Porto SeguroR$ 883 milhões
18. HavaianasR$ 860 milhões
19. Casas BahiaR$ 706 milhões
20. AssaíR$ 654 milhões
21. AtacadãoR$ 608 milhões
22. PagSeguroR$ 570 milhões
23. SulAméricaR$ 564 milhões
24. LocalizaR$ 551 milhões
25. HeringR$ 520 milhões

Com informações de Valor Investe e Interbrand.