Como ser uma empreendedora de sucesso? Confira 5 dicas!

Dia 19 de novembro é o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Por isso, veja dicas de como ser uma empreendedora de sucesso em sua área!

Para ser uma empreendedora de sucesso, é importante seguir as 5 dicas listadas!
Para ser uma empreendedora de sucesso, é importante seguir as 5 dicas listadas! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 19/11/2021 às 13:30
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Criado através de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino é um dos muitos avanços conquistados por mulheres ao longo dos séculos no que diz respeito à inserção de mulheres no mercado de trabalho. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,3 milhões de mulheres estão atualmente à frente de seus negócios. E de acordo com a Rede Mulher Empreendedora, 40% dessas mulheres foram impulsionadas pela pandemia

Ainda assim, há muito trabalho pela frente! Principalmente porque, toda mulher pode ser uma empreendedora de sucesso. Então, confira dicas para começar a sua jornada e ser uma mulher bem-sucedida.

1. Conheça muito bem o seu mercado de atuação

Em primeiro lugar, para ser uma empreendedora de sucesso é necessário conhecimento. E conhecer de forma profunda o seu nicho de mercado pode trazer a você importantes reflexões sobre qual solução você precisa vender para os demais.

Infelizmente, é comum encontrar bons negócios que fracassaram por serem rasos demais. Por isso, conhecimento nunca é demais! Além de se debruçar sobre a sua área de atuação, absorva conhecimentos sobre gestão financeira e administração, que são estudos importantes para qualquer tipo de negócio.

Ah, e não deixe para trás também a sua experiência como pessoa. Conhecimentos de vivência são essenciais para que o seu empreendimento dê certo.

2. Seja paciente e tenha confiança!

Os primeiros anos de um negócio, são, normalmente, os mais difíceis. Isso porque, é possível que a sua ideia inicial não vá para frente, precise ser aprimorada ou reajustada de acordo com o público-alvo.

Sendo assim, é importante que você seja paciente e tenha confiança acerca de seu trabalho. Use a seu favor táticas para que o seu negócio cresça e você se torne uma empreendedora de sucesso. 

Outra referência importante para saber se o seu negócio está dando certo é justamente usar os números. Tenha consigo formas de mensurar: como números de vendas, alcance nas redes sociais ou outras métricas que considere relevantes.

3. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta que não deve ser deixada de lado na jornada do seu empreendimento. Afinal, é ele quem vai te orientar em quais caminhos a sua empresa vai ou pretende trilhar.

Lembre-se que é fundamental que o seu plano de negócios possua:

  • objetivos da sua empresa;
  • análise de mercado;
  • perspectivas de crescimento; 
  • planejamentos essenciais (estratégico, tributário e financeiro).

Ou seja, para ser uma empreendedora de sucesso, é importante aliar conhecimentos teóricos à sua paixão. Assim, o seu negócio pode prosperar com mais facilidade.

4. Mantenha-se atualizada

Como mencionado anteriormente, conhecimento nunca é demais. Então como uma futura empreendedora de sucesso, é necessário estar antenada às novidades, não importa quais sejam elas.

Além de atualizações da sua área de atuação, vale também realizar atualizações profissionais como cursos e especializações, além das próprias atualizações nas áreas de gestão, administração e contabilidade.

5. Cuide de si mesma!

Você sabia que as mulheres são as que mais sofrem com a chamada “Síndrome do Impostor”? Pois é! A síndrome do impostor aparece em momentos de auto exigência exagerada que faz muitas mulheres se sentirem menos qualificadas, causando grande impacto em suas vidas profissionais e pessoais.

Nesse sentido, você não pode deixar de lado os seus sentimentos e fingir que eles não existem só porque está à frente de seu próprio negócio. E você como empreendedora precisa estar com a mente preparada para os desafios que podem surgir. 

Além disso, é válido que você não se deixe ser sugada pela sua própria empresa. É claro que ser dona do seu próprio negócio exige tempo, mas isso não significa que a sua existência precisa ser anulada. Lembre-se que nenhum CNPJ vale um AVC

Por fim, cuide da sua saúde mental, das suas emoções e também da sua saúde física. Até porque, para ser uma empreendedora de sucesso é preciso força de vontade!