Como a Geração Z tornou cringe os hábitos de consumo dos Millennials

Entenda o que é cringe e porque os Millennials e a Geração X estão indignados na internet

Jovem com óculos de sol em uma sala roxa
Jovem com óculos de sol em uma sala roxa - Shutterstock

por Gabriela Campos
Publicado em 25/06/2021 às 17:34
Atualizado às 17:34

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Nos últimos dias, o termo “cringe” tomou conta das redes sociais e emplacou uma guerra de memes entre a Geração Z, dona e proprietária do termo, e a dupla formada pelos Millennials e Geração X, que se uniram em defesa do bom e velho café da manhã.

Se você possui um negócio e não está entendendo nada sobre essa disputa pacífica entre gerações, estamos aqui hoje para te mostrar como é importante conhecer os hábitos de consumo de cada geração, já que são eles que norteiam a forma como essas pessoas efetivamente consomem. 

O que é cringe?

O termo cringe, quando traduzido para o português de forma literal, significa algo “vergonhoso”. Já na linguagem da internet, cringe assume novos sentidos e vem sendo utilizado pela Gen Z para definir algo “cafona” e que causa “vergonha alheia”.

De acordo com o site Alto Astral, a guinada nas buscas e discussões acerca do tema iniciou após a publicitária e influenciadora digital Carol Rocha, também conhecida como Tchulim, fazer uma publicação no Twitter perguntando o que os jovens da Geração Z achavam “mico” nos hábitos dos Millennials. 

Nos comentários da publicação, os usuários começaram a relatar coisas como o uso de calça skinny, o gosto por cafés e a paixão por Harry Potter - o que, é claro, deixou os Millennials, acostumados a serem a geração mais descolada, chocadíssimos.

O perfil de cada geração

Para entender melhor de quem estamos falando quando nos referimos às gerações, confira abaixo quem são as pessoas que compõem a Geração Z, Y e X. Vale lembrar que existem diversas determinações quanto aos anos de cada uma delas, mas aqui utilizaremos a determinada pelo Pew Research Center.

- Geração Z (ou Gen Z)

Nascidos a partir de 1996, a Geração Z é composta pelos nativos digitais, que são as pessoas que nasceram e cresceram em uma época em que computadores e smartphones já não eram tão novidade.

Segundo o site Consumidor Moderno, os jovens da Gen Z são adeptos às calças mais largas, fãs de K-pop e usuários assíduos do TikTok. Ah, e não podemos nos esquecer do cabelo dividido ao meio, uma característica marcante e recorrente das jovens nascidas neste período.

- Geração Y (ou Millennials)

Os Millennials são os jovens que podemos chamar de jovens-adultos. Nascidos entre os anos 80 e 90, essa geração possui de 25 a 40 anos nos dias atuais e ocupam boa parte dos postos de trabalho no país. 

Além da paixão por café, Harry Potter e calças skinny, outros hábitos característicos da Geração Y, vistos como cringe pela Z, são: unha francesinha, minimalismo, ser roqueiro, apreço por café da manhã e falar muito sobre boletos, litrão e a série Friends. 

- Geração X

Apesar de estarem um pouco mais de fora da “treta” com o que é cringe ou não, a Geração X também possui algumas características bem particulares e, caso um Gen Z esteja lendo esse texto, essas peculiaridades também podem ser tachadas como cringe. 

Nascidos entre 1965 e 1980, os adultos da X hoje possuem de 41 a 56 anos. De acordo com conteúdo publicado pela FIAP, essa geração usa muito a comunicação via e-mail, o Facebook e amam poder bater um papo cara a cara. Além disso, nesta geração, a hierarquia é algo muito respeitado.

Por que eu, como empreendedor(a), devo me preocupar com a forma como as gerações consomem?

Conhecer os hábitos de consumo das gerações é essencial para quem trabalha com vendas. Já imaginou se algum empreendedor decide abrir uma loja de roupas com uma comunicação voltada para a Gen Z e enche a vitrine com calças skinny? Como diriam os millennials, isso seria um baita “mico”.

Por isso, entender quem é o público do seu negócio e estar por dentro das tendências do que essas pessoas consomem, discutem e rejeitam é essencial para que sua empresa cresça de maneira sustentável.

Leia também