Conheça Clemilda Thomé, uma empreendedora de sucesso

Veja agora como Clemilda Thomé foi capaz de se tornar uma das mulheres mais influentes do país

Clemilda Thomé superou muitas adversidades para chegar onde está | Imagem: Acervo Pessoal
Clemilda Thomé superou muitas adversidades para chegar onde está | Imagem: Acervo Pessoal

por Redação FE
Publicado em 05/10/2021 às 18:46
Atualizado às 18:46

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Imagine que um dia você é uma empreendedora que leva a sua vida normal e “do nada”, você se torna uma bilionária? Pois é! Essa é uma história real e ela aconteceu com Clemilda Thomé, uma das empreendedoras mais influentes do Brasil.

Para chegar até esse seu momento, é necessário voltar um pouco e conhecer toda a sua trajetória, antes mesmo de chegar até a sua maioridade.

Clemilda Thomé nasceu na cidade de Sapopemba, interior do estado do Paraná e é filha de agricultores da região. É a 14ª filha de 15 irmãos. Sua infância não foi fácil. A casa que morava com a família não tinha geladeira e os alimentos eram feitos num fogão à lenha.

Em entrevista à Época Negócios, Clemilda conta que precisou sair de sua cidade natal aos nove anos, porque não havia escolas para estudar na região. 

Aos 10 anos, ela retornou para Sapopemba para ficar com os pais e sua cidade enfrentou um incêndio florestal que matou 110 pessoas. Esse incêndio afetou a residência de seus pais, que perderam animais e a plantação que cultivavam.

Após o incidente, Clemilda precisou se mudar para Curitiba com sua família e aos 11 anos, começou a trabalhar como telefonista de um jornal da capital paranaense.

Depois de sair da posição de telefonista, Clemilda trabalhou em empregos variados: foi funcionária de uma joalheria e também vendeu linha branca da Brastemp.

Em 1992, as coisas começaram a mudar: junto de seu ex-marido, Clemilda Thomé abriu a Neodent, empresa de implantes dentários. Para tornar seu sonho realidade, eles precisaram vender um carro e um terreno.

Com 15 anos de existência, a Neodent se tornou líder nacional em seu mercado. E o sucesso da empresa foi tanto que, em 2015, o grupo suíço Straumann líder mundial de Implantodontia adquiriu 100% de sua empresa, tornando Clemilda uma bilionária.

E para quem pensou que ela pararia por aí, se enganou. Atualmente, a empresária é líder de uma holding com mais de 8 empresas que atuam no segmento da educação e da saúde. 

Clemilda Thomé também possui o Instituto Sou 1 Campeão que comanda ao lado de seu marido, Mamá Brio e do ex-lutador de MMA, Rogério Minotouro. O instituto é um dos únicos do país a oferecer cursos voltados para performance física, prosperidade financeira e equilíbrio emocional.

Todos os objetivos da vida só foram atingidos porque Clemilda porque em nenhum momento, ela se colocou como vítima ou prisioneira de todos os acontecimentos que atingiram a sua vida. 

E é por isso que para a empreendedora de sucesso, “a autorresponsabilidade transforma você em protagonista da sua vida, pois te empodera e capacita a mudar o que deve ser alterado para avançar na direção de seus objetivos para ter uma vida próspera e equilibrada”.

Para você, empreendedor, que deseja começar a se autorresponsabilizar, é necessário que:

  • Observe, analise e reflita antes de ficar apenas criticando;
  • Procure dar sugestões ao invés de ficar somente reclamando;
  • Busque por soluções sem procurar culpados;
  • Não ignore seus erros, aprenda com eles;
  • Julgue todas as suas atitudes e comportamentos sempre, mas não os de outras pessoas. Isso não te ajuda a focar em si e muito menos correr atrás de seus sonhos.
Por fim, um dos ensinamentos chave de Clemilda é: “não busque culpados pelo que ocorre em sua vida, seja cada vez mais responsável pelos seus resultados e procure sempre entregar o melhor de si para cada propósito de sua vida”.
Fontes: Época Negócios e Image360.
TAGS