As características de um empreendedor de sucesso - Parte 1

O colunista Magno Sipaúba apresenta quais são as características de um empreendedor de sucesso

As características de um empreendedor de sucesso - Parte 1
As características de um empreendedor de sucesso - Parte 1 - Shutterstock

por Magno Sipaúba
Publicado em 03/06/2021 às 14:00
Atualizado às 14:00

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Em sua coluna aqui no Finanças e Empreendedorismo, o autor Magno Sipaúba apresentará quais são as 7 características de um empreendedor de sucesso. Nesta primeira parte, Magno irá explicar conceitualmente o que é “empreendedor” e mostrar 3 das 7 características de um empreendedor de sucesso. Com a palavra, Magno!

Antes de apresentar as principais características de um empreendedor de sucesso, vamos entender o conceito prático e a origem da palavra empreendedorismo.

A palavra empreendedor (entreprendre) é de origem francesa e significa “alguém que assume riscos”. Ela foi usada pelo economista irlandês Richard Cantillon no ano de 1725 para caracterizar o “indivíduo que assumia riscos”. Jean Baptiste Sayo, considerado o “pai do empreendedorismo”, traz uma definição mais abrangente. Na sua visão, o empreendedor é alguém que inova e é agente de mudanças. 

A minha contribuição na conceituação seria “um indivíduo que faz a diferença”. Neste conceito, qualquer pessoa que tem o desejo de fazer algo de valor em sua sociedade pode ser chamada de empreendedor. E para realizar esse desejo ele precisará assumir riscos, implementar pequenas melhorias a cada dia (inovação) e avançar, ir em direção ao desconhecido, à incerteza, em direção a uma jornada de transformação (mudanças) mesmo não tendo em mãos todas as ferramentas necessárias para se chegar ao seu objetivo. Mas como diz José Carlos de Assis Dornelas, a jornada do empreendedor é:

“Um tipo de viagem de carro por diferentes condições de terreno e clima. Às vezes, a jornada consiste em super estradas macias, retas e cheias de sol, mas que também tem descidas e subidas cheias de curvas com uma única pista estreita levam às paisagens mais surpreendentes e de tirar o fôlego. Ao longo do caminho, você inesperadamente encontrará tornados, tempestades de areia, furações e vulcões. Com uma frequência até excessiva, você parece ficar sem gasolina e não ter um posto à vista, e os pneus furam quando você menos espera. Essa é a jornada do empreendedor.” 

Nas próximas semanas vou apresentar aqui em minha coluna junto ao Finanças e Empreendedorismo quais são as 7 principais características de um empreendedor de sucesso. Vamos às 3 primeiras? 

1ª Visão de futuro

O empreendedor precisa entender “porquê” ele quer empreender, qual é a visão que ele tem no curto, médio e longo prazo. O que se pretende alcançar com esse projeto? Faz sentido tanto esforço e sacrifício? 

Visão de futuro significa ver oportunidades onde ninguém vê. É a sua obra de arte pronta, acabada, concluída em sua mente. O que precisará daqui pela frente é dar passos em direção àquilo que já existe para você. Visão é imaginar o futuro como real. O presente é a chance, a possibilidade de você concretizar sua obra prima.

Com essa ideia ou que tipo de “proposta de valor” no qual você deseja apresentar para sua sociedade, provavelmente corre-se o risco de abrir uma empresa e fechá-la rapidamente. Sem essas premissas básicas não vai fazer sentido empreender. 

2ª Flexibilidade estratégica

Você adotou um planejamento estratégico para alcançar um alvo no mês ou até mesmo no semestre, então vamos considerar que no primeiro mês você não alcançou a meta e vem tendo dificuldades mês após mês para alcançar o objetivo, aí é que entra a sensibilidade estratégica. 

Se seu objetivo como empreendedor é algo nobre, isto é, algo que pode agregar valor à sociedade, logo o que precisa ser mudado não é o objetivo em si, mas o “como” se chegar até ele. O “como” é a estratégia, o plano. São as decisões e os comportamentos adotados por você para se chegar ao êxito. 

Muitos empreendedores falham nesta fase. Simplesmente por acreditarem que precisam seguir à risca o que foi planejado. É praticamente impossível adotar uma postura engessada quanto ao planejamento num mundo que está mudando numa velocidade sem precedentes. A obra de Dornelas, “Como conseguir investimentos para o seu negócio”, contém algumas realidades fundamentais que necessitam de observações:

- Seu plano de negócios se torna obsoleto assim que sai da impressora. A Onset Venture Partners descobriu que 91% das empresas de seu portfólio que seguiram o plano de negócios original fracassaram.

- O segredo do sucesso é fracassar rapidamente e se recuperar rapidamente.

- Os melhores empreendedores se especializam em cometer apenas “novos erros”.

- Você pode durar muito mais e fazer muito mais do que pensa se evitar fazer tudo sozinho.

Portanto, a sensibilidade estratégica muda de rumo se novos fatos exigirem. Isso quer dizer o quê? Se o mercado está mudando muito rápido é necessário então que você se ajuste também muito rápido. 

3ª Atitude positiva 

A atitude positiva não é apenas pensar positivo em meio às dificuldades. O desenvolvimento dessa característica é condição indispensável para qualquer empreendedor superar as adversidades encontradas em seu caminho, bem como os desafios que ele tem enfrentado ou irá enfrentar.

“Os pessimistas estão certos, mas são os otimistas que mudam o mundo” (Thomas Friedman).

Bárbara Fredrickson, PhD e principal pesquisadora do Laboratório de Psicofisiologia e Emoções Positivas da Universidade da Carolina do Norte, Chape Hill mostra que as mais modernas evidências científicas dizem que a positividade não reflete simplesmente sucesso e saúde; ela pode também produzir sucesso e saúde. Em seu livro “Positividade” – Bárbara fala das 10 formas de Positividade: Alegria; Gratidão; Serenidade; Interesse; Esperança: Orgulho; Diversão; Inspiração; Admiração e Amor. Fortalecer essas emoções e sentimentos é fundamentalmente importante para o empreendedor que almeja atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazo, pois são nestes estados de espírito que surgem novas ideias, estratégias mais assertivas, e novos caminhos em meio às dificuldades. 

Um empreendedor estressado significa criatividade bloqueada e ansiedade aumentada. Esses sentimentos podem ser fatais para a permanência ou a sobrevivência do seu negócio.

Na próxima semana, trarei as 4 últimas características de um empreendedor de sucesso. Fiquem ligados!

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