Lista de desejos na Black Friday fica mais modesta em 2021

Itens que lideraram a lista de desejos em anos anteriores, como celulares e notebooks, foram substituídos por produtos como roupas e relógios.

Inflação atingiu em cheio o bolso do consumidor, fazendo com que artigos desejados ficassem mais caros!
Inflação atingiu em cheio o bolso do consumidor, fazendo com que artigos desejados ficassem mais caros! - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 26/11/2021 às 13:18
Atualizado às 13:18

COMPARTILHEFacebook Finanças e EmpreendedorismoPinterest Finanças e Empreendedorismo

Todos os anos, o Google divulga um ranking com os itens mais procurados pré Black Friday. Esse levantamento leva em consideração a lista de desejos dos usuários e a categoria ao qual esses itens pertencem. 

Até então, produtos como smartphones e notebooks sempre lideraram essa lista, afinal, a Black Friday é hoje a principal data para compra de eletrônicos e eletrodomésticos no país. No entanto, este ano as compras ficaram mais modestas.

De acordo com essa pesquisa do Google, os itens mais procurados até ontem eram: roupas (+237%), seguido por relógios inteligentes (+208%). Em seguida, os laptops e notebooks, com aumento de 165% na procura de promoções.

Esse pode ser considerado um dos reflexos já previstos para essa Black Friday: o impacto da inflação. Apesar da expectativa de superação em compras comparado ao ano de 2020, em 2021 boa parte dos itens vão continuar mais caros, mesmo com a aplicação de descontos. 

Aliado a isso, temos também o aumento em produtos eletrônicos causado pela ausência de matérias-primas, aumento do dólar e até mesmo da pandemia, que acelerou a digitalização de cidadãos brasileiros, fazendo com que a demanda crescesse.

Confira abaixo a lista de desejos dos usuários, segundo o Google:

  1. Roupas (+237%)
  2. Relógio inteligente (+208%)
  3. Laptop (+165%)
  4. Lâmpada inteligente (162%)
  5. Máquina de café(+158%)
  6. Vinho (+154%)
  7. Tênis (+154%)
  8. Cômoda de bebê (+153%)
  9. Chapéu (+148%)
  10. Smart TV 4k (+148%)

Produtos mais procurados no segmento de moda:

Através da lista, é possível perceber que neste ano, a Black Friday será um pouco mais fashion já que itens como roupas, tênis e chapéus estão no Top 10. Mas, de acordo com o Google os itens que chamam mais se destacam no segmento são:

  • Botas femininas;
  • Calça pantalona branca;
  • Sandálias femininas;
  • Vestido paetê. 

Já no segmento de smartwatches, a procura é pelo Galaxy Fit 2, da Samsung, e pela SmartBand, da Amazfit.